O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) celebrou o seu 19.º aniversário no passado dia 14 de julho, com uma sessão comemorativa que encheu o auditório do instituto e que reuniu personalidades de relevo da saúde, da ciência e da política, para debater os desafios presentes e fututos da saúde pública e o papel do ISPUP na reposta a esses desafios.
A cerimónia teve início às 14h00, com uma sessão de abertura protagonizada por Henrique Barros, Presidente da Direção do ISPUP e Raquel Lucas, Vogal da Direção. Seguiu-se um painel dedicado ao tema “A saúde pública do Porto à Europa”, que contou com intervenções de Catarina Araújo, Vereadora da Câmara Municipal do Porto, Henrique Barros e Marta Temido, Deputada ao Parlamento Europeu e antiga Ministra da Saúde que, não podendo estar na sessão presencialmente, partilhou um vídeo com a sua intervenção.
Seguiu-se Madalena Alves, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P.), que falou sobre “O papel da FCT na execução da política de ciência em Portugal”. Madalena Alves sublinhou a importância do investimento contínuo em investigação e inovação em saúde pública.
A sessão de encerramento contou com as intervenções de António Sousa Pereira, Presidente da Assembleia Geral do ISPUP e Reitor da Universidade do Porto e Francisco Rocha Gonçalves, Secretário de Estado da Gestão da Saúde, que reforçaram o compromisso institucional com a promoção da saúde pública, na cidade do Porto e no país.
O evento terminou com um momento de convívio entre os participantes, que com bolo comemorativo e bebidas.
Neste 19.º aniversário, celebramos um caminho de quase duas décadas de contributo do ISPUP para a investigação, formação e intervenção em saúde pública, reafirmando assim o nosso compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar das populações.