Codificação de diários alimentares

Diários alimentares

O diário alimentar é um método prospetivo de recolha da informação alimentar e consiste na descrição detalhada de todos os alimentos, bebidas e suplementos consumidos, bem como na discriminação da quantidade consumida, local de consumo e horário das refeições.

O diário alimentar pode reportar-se a vários dias de observação (idealmente entre 3 a 7), dependendo da precisão das estimativas que queremos realizar.

Questionários alimentares às 24 horas anteriores

O questionário alimentar às 24 horas anteriores difere do diário alimentar dado que a recolha da informação é retrospetiva e é habitualmente aplicado por um entrevistador, mas, tal como o diário, permite obter a descrição detalhada do consumo ao longo de um dia, detalhando as diferentes refeições.

Dada a dificuldade de o aplicar repetidamente, é consensual que dois dias de reporte podem ser suficientes para representar o consumo de um grupo de indivíduos.

O tratamento e codificação da informação reportada apresenta um nível de complexidade elevado e requer conhecimentos técnicos especializados. Tendo por base o software eAT24, desenvolvido no âmbito do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, é feita a codificação dos alimentos e receitas descritos no diário alimentar ou questionário às 24 horas anteriores, de acordo com o sistema Europeu FoodDEx2,  e a partir de uma compilação de bases de dados de composição nutricional dos alimentos (Tabela da Composição de Alimentos Portuguesa), mas também de outros países e doseamentos bromatológicos específicos de alguns nutrientes), faz-se a conversão de quantidade de alimentos consumida para o consumo dos respetivos nutrientes e ingestão energética total.

Contacte-nos para orçamentação.

Contactos

geral@ispup.up.pt