O primeiro questionário de frequência alimentar Português foi desenvolvido pela equipa de investigadores em Epidemiologia Nutricional do ISPUP. Este questionário inclui originalmente uma listagem de 86 alimentos ou grupos de alimentos e nove categorias de frequência, a serem reportadas relativamente aos últimos 12 meses. Este questionário foi validado para a população adulta, comparando a informação nele reportada com diários alimentares de 7 dias em 4 épocas do ano e com amostras de tecido adiposo da região nadegueira. Este questionário foi ainda validado em mulheres grávidas e adaptado para adolescentes a partir dos 13 anos.
O QFA apresenta duas versões: uma para autopreenchimento pelo participante (exige um nível de literacia mais elevado) e uma para ser aplicado por entrevistador, que apresenta uma secção extra para registo da porção consumida (igual, superior ou inferior à porção média padrão descrita).
Atualmente, este questionário encontra-se em processo de revisão, de forma a ser atualizado mediante os dados de consumo alimentar obtidos no último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, realizado numa amostra representativa da População Portuguesa.
A quantificação do consumo de alimentos é obtida multiplicado a frequência de consumo referida para cada item pela respetiva porção média padrão, em grama, e por um fator de variação sazonal para alimentos consumidos em épocas específicas. A conversão dos alimentos em nutrientes é efetuada utilizando uma compilação de bases de dados de composição nutricional dos alimentos: programa informático Food Processor Plus (ESHA Research, Salem, Oregon), com informação nutricional proveniente de tabelas de composição de alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América, adaptada a alimentos tipicamente Portugueses, informação da Tabela da Composição de Alimentos Portuguesa, mas também de outros países europeus e doseamentos bromatológicos específicos de alguns nutrientes.
Assumimos uma responsabilidade social neste domínio, proporcionando gratuitamente, no âmbito de trabalhos académicos realizados, a disponibilização deste questionário de frequência alimentar e a respetiva conversão do consumo de alimentos em nutrientes e total energético. Contudo, a sua utilização carece de autorização prévia, que deve ser solicitada para o email: geral@ispup.up.pt.
Para trabalhos realizados fora do âmbito académico ou dirigidos a populações com hábitos alimentares específicos (por exemplo, que exijam uma listagem extensa na secção “Outros alimentos”), a conversão do QFA encontra-se sujeita a orçamentação.
Contacte-nos para orçamentação.
Contactos