Coorte de Lisboa dos Homens que têm Sexo com Homens

Henrique Barros

Coordenação:

A Coorte de Lisboa dos Homens que têm Sexo com Homens (Lisbon Cohort of MSM) é um estudo observacional prospetivo iniciado em abril de 2011, em parceria com o CheckpointLX/GAT

Pretende quantificar a incidência da infeção pelo VIH e os seus preditores, na população de homens que têm sexo com homens (HSH). 

Na perspetiva da quantificação da carga da infeção e da prevenção, pretende:

  • Conhecer a dinâmica da infeção VIH nos HSH através da quantificação da sua incidência;
  • Monitorizar comportamentos de prevenção primária e secundária, nomeadamente a utilização de preservativo, a frequência e os motivos do recurso ao teste e a utilização de profilaxia pós- e pré-exposição
  • Identificar pontos críticos para intervenções preventivas.

 

Na perspetiva da prestação de cuidados de saúde, pretende: 

  • Identificar estratégias para melhorar continuamente o serviço de testes prestado;
  • Explorar estratégias para garantir a ligação atempada aos cuidados de saúde de todas as pessoas que tenham um resultado reativo ou que pretendam aceder a prevenção.

 

A coorte é constituída por uma amostra consecutiva de utilizadores do CheckpointLX, um centro de base comunitária para teste rápido do VIH e outras IST, anónimo/confidencial e gratuito, dirigido a HSH e realizado por técnicos pares (também eles HSH).

São elegíveis para seguimento no estudo prospetivo os homens que tenham tido um teste não reativo na primeira visita ao centro, com idade igual ou superior a 15 anos, e que reportam ter tido sexo com homens. São agendadas visitas de seguimento de acordo com a sua disponibilidade e avaliação de risco.

Em cada visita é administrado um questionário sobre comportamentos relacionados com a saúde e informação sociodemográfica e um teste rápido VIH. É também oferecido teste para sífilis, hepatite C e hepatite B de acordo com critérios pré-definidos. É oferecido aconselhamento pré e pós-teste e, em caso de resultado reativo, é assegurada a referenciação para uma consulta especializada. No caso de interesse ou necessidade de acesso a prevenção, tais como profilaxia pós-exposição, profilaxia pré-exposição, vacina para hepatite B ou necessidade de tratamento para outra infeção, é igualmente oferecida referenciação para um serviço especializado.

O estudo observacional é realizado no cumprimento dos princípios éticos enunciados na Declaração de Helsínquia. São considerados participantes apenas os HSH que fornecem o seu consentimento informado escrito. 

A nível nacional, o seguimento desta coorte de HSH VIH-negativos constitui uma ferramenta valiosa para a monitorização da dinâmica da infeção VIH num cenário onde a informação prospetiva existente tem sido muito limitada. No contexto internacional, permite ainda uma abordagem analítica mais aprofundada das tendências temporais a nível populacional e da identificação das mudanças nos preditores a nível individual que modelam a epidemia nos HSH.

Resultados em destaque

Contactos

Paula Meirelres

paula.meireles@ispup.up.pt

Comissão Executiva

ce.lisboncohort@ispup.up.pt