O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da candidatura aprovada “Platform For a Global Health Qualification of Human Health Resources”, coordenada pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte no contexto do AVISO N º 01/2021 Programa Impulso Jovens STEAM e Programa Impulso Adultos, apresenta o curso avançado subordinado ao tema: Medir Qualidade e Segurança em Cuidados de Saúde a importância de definir e compreender indicadores.
Sábados (todo o dia) das 9h00 às 18h00.
B-learning (online na 1ª sessão e presencial na 2.ª e 3.ª sessões).
Curso dirigido a:
- adultos com mais de 23 anos;
- residentes em território nacional aquando das ações de que forem beneficiários.
Obs.:Curso gratuito mas limitado a 50 vagas, que serão ocupadas por ordem de inscrição. ATENÇÃO: Obrigatória a submissão no formulário de inscrição, no campo "Anexo" do pdf com o certificado de habilitação académica ou comprovativo de experiência profissional com identificação da função na área da saúde. *O comprovativo profissional deverá ser emitido no ano corrente.
- Compreender o papel dos indicadores para a melhoria da qualidade dos cuidados;
- Compreender os principais atributos de medidas de saúde válidas e confiáveis, reconhecendo diferentes fontes de dados e entendendo os desafios na obtenção de dados de elevada qualidade;
- Compreender o processo de escolha de indicadores em diferentes contextos e quais as métricas epidemiológicas mais adequadas na medição da qualidade assistencial.
O curso destina-se a profissionais que trabalham na área da saúde.
É particularmente relevante para aqueles que têm interesse ou funções no processo de melhoria da qualidade assistencial e segurança (médicos, enfermeiros, gestores), tanto em instituições públicas como privadas e em diferentes níveis de cuidados de saúde.
*Os candidatos devem comprovar através da submissão de certificado de habilitação académica ou comprovativo de experiência profissional com identificação da função na área da saúde. O comprovativo profissional deverá ser emitido no ano corrente
*ATENÇÃO! Não serão aceites inscrições de quem foi selecionado nas edições anteriores, mesmo que não tenha completado o curso.