Desafios na Gestão da Obesidade nos Cuidados de Saúde Primários: Prevenção e Tratamento Centrado na Pessoa

Data

20 novembro 2024

Local

Auditório do ISPUP

Valor

Gratuito

No âmbito da Semana da Ciência & Tecnologia, promovida pela Ciência Viva, o ISPUP está a promover o colóquio “Desafios na Gestão da Obesidade nos Cuidados de Saúde Primários: Prevenção e Tratamento Centrado na Pessoa”, destinado ao público em geral, com particular interesse para profissionais da área da saúde e estudantes universitários. O evento decorrerá no dia 20 de novembro (quarta-feira), com início marcado para as 15h00, no Auditório do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Terá uma duração máxima de 1h30.

A entrada é gratuita, mas inscrição obrigatória através deste formulário. As incrições estão abertas até dia 17 de novembro.

Descrição:

O acesso aos cuidados de saúde é um determinante social de saúde fundamental, especialmente para pessoas com obesidade, que podem ver os seus cuidados negligenciados se o acesso adequado não for garantido. O papel dos profissionais nos cuidados de saúde primários é crucial para o sucesso na gestão e tratamento da obesidade. Neste colóquio, moderado pela investigadora do ISPUP, Joana Araújo, serão apresentadas experiências, na primeira pessoa, de profissionais que trabalham neste contexto: Luana Lima, médica interna de medicina geral e familiar; Tânia Magalhães, diretora do Serviço de Nutrição da Unidade Local de Saúde de Matosinhos; José Carlos Ribeiro, especialista em Exercício Físico e Carlos Oliveira (via zoom), Presidente da Associação De Doentes Obesos E Ex-obesos De Portugal (Adexo) e da Coligação Europeia de Associações de Pessoas com Obesidade (ECPO). Contaremos também com a presença de Maria João Gregório, Diretora do Plano Nacional para a Alimentação Saudável e de Mário Silva (via zoom), Presidente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e membro representante de Portugal na EPCO, que trarão respetivamente uma visão académica, de políticas de saúde e das associações de pessoas que vivem com obesidade.

A entrada é gratuita, mas inscrição obrigatória através deste formulário.