Mobilidade

Junte-se a nós!

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) acolhe investigadores, estagiários e estudantes nacionais e internacionais interessados em realizar uma estadia de investigação de curta duração. As visitas ao ISPUP são temporárias e não estabelecem vínculos formais com a instituição, podendo ser realizadas em qualquer momento do ano.

O ISPUP coordena o Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), onde está incluída a EPIUnit – Unidade de Investigação em Epidemiologia, uma unidade de investigação e desenvolvimento (I&D), que potencia colaborações entre investigadores com diversas formações académicas e experiências profissionais, onde é possível realizar estadias de investigação de curta duração.

Tipos de posições para visitantes nacionais e internacionais

Investigador/Professor visitante

Investigadores e Professores de outras instituições que desejam estabelecer parcerias com investigadores, colaborar em projetos de investigação ou participar em atividades académicas.

Período: mínimo de 5 dias, máximo de 12 meses.

Estudante visitante

Estudantes de outras instituições que desejam realizar um intercâmbio, adquirir competências específicas no âmbito da investigação em epidemiologia e saúde pública, desenvolver um plano de trabalhos ou participar em projetos de investigação.

Período: mínimo de 1 mês, máximo de 12 meses.

Estágio académico

Os estágios académicos são direcionados a estudantes que procuram adquirir experiência prática na sua área de estudo, permitindo aplicar conhecimentos teóricos em contexto real de investigação. Estes estágios desenvolvem-se no âmbito de uma unidade curricular de um curso de licenciatura ou mestrado.

Período: mínimo de 3 meses, máximo de 12 meses.

Estágio profissional

Os estágios profissionais são destinados a profissionais em formação que necessitam de experiência prática para a sua qualificação profissional.
Os pedidos para a realização de estágios profissionais serão avaliados caso a caso e apenas serão aceites se todas as condições estiverem salvaguardadas.

Período: mínimo de 3 meses, máximo de 12 meses.

Para realizar a sua candidatura para uma estadia de investigação de curta duração, deverá seguir os passos abaixo mencionados. Note que cada visitante terá um supervisor/orientador designado para supervisionar o seu trabalho.

Se já tiver estabelecido contacto com um potencial supervisor, por favor, indique-o no formulário de candidatura. Caso contrário, a pessoa que coordena a linha de investigação escolhida poderá atribuir um supervisor com base na sua carta de apresentação e interesses de investigação. Poderá consultar os laboratórios e os seus investigadores aqui: https://ispup.up.pt/laboratorios/.

 

Formulário de Candidatura: preencha o formulário de candidatura disponível aqui.

Documentos Necessários, que terão de ser submetidos no formulário:

         Curriculum Vitae, incluindo contacto telefónico e e-mail (máximo de 2 páginas).

          Carta/declaração de apoio da instituição de origem.

          Carta de apoio do investigador do ISPUP que supervisionará a investigação (se aplicável).

Prazo para Envio: as candidaturas podem ser submetidas a qualquer momento. No entanto, o tempo de análise de cada candidatura é de aproximadamente 4 a 6 semanas, pelo que é aconselhável o envio da candidatura pelo menos três meses antes da data prevista para o início da visita.

 

Aspetos a considerar

É importante referir que o ISPUP não fornece qualquer tipo de financiamento para estágios e estadias de investigação, sendo que todas as despesas de viagem, alojamento e subsistência devem ser asseguradas por fontes externas ou fundos próprios garantidos pelo candidato. Os visitantes não residentes devem obter o visto apropriado para o período da sua estadia em Portugal. Para mais informações sobre vistos, consulte aqui: https://aima.gov.pt/pt/estudar.

Para mais informações, contacte:

mobilidade@ispup.up.pt

+351 222 061 820