Arminé Abrahamyan é Licenciada em Psicologia (2008) e tem o Mestrado em Psicologia Clínica (2010) pela Universidade Estadual de Yerevan (Arménia). Tem também o Mestrado em Saúde Pública (2015) pela Universidade Americana da Armênia e completou seu PhD em Saúde Pública (2024) na Universidade do Porto (Portugal), financiada pela FCT (SFRH/BD/144503/2019).
É membro do Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (Refª LA/P/0064/2020) no qual faz parte da Linha de Investigação “Sindemias, desigualdades em saúde e populações vulneráveis e do lab Adversidade social e desigualdades em saúde”.
Atualmente, como investigadora júnior, é membro da equipa do projeto “EARLY – Evaluating, Identifying, and Reducing Determinants of Mental Health Conditions in Youth” [ref: 101095392], financiado pelo Programa Horizonte Europa.
Arminé apresentou o seu trabalho em várias conferências nacionais e internacionais e é autora e coautora de várias publicações científicas em revistas internacionais. Os seus principais interesses de investigação centram-se na área de epidemiologia social, com foco particular nos determinantes sociais da saúde, desigualdades em saúde e no impacto das experiências adversas na infância sobre a saúde física e mental de crianças, adolescentes e jovens.
Em 2016, Arminé recebeu o prémio no Young Researchers Forum da ASPHER de melhor comunicação em póster com um trabalho sobre as necessidades de cuidados paliativos pediátricos de adolescentes com câncer e seus pais.