Carina Rodrigues é mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2010) e completou o seu doutoramento em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em 2021, com uma bolsa de investigação individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Atualmente é investigadora colaborada na EPIUnit e integra o grupo de Determinantes da Saúde Perinatal do Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR).
Iniciou a sua atividade profissional em 2010, colaborando na coorte de nascimentos portuguesa – Geração XXI. Posteriormente, entre 2011 e 2015, foi bolseira de investigação no âmbito do projeto europeu “Effective Perinatal Intensive Care in Europe” (EPICE). Tem estado ativamente envolvida como membro da equipa de investigação em diferentes projetos de investigação Internascionais: EPICE (FP7), SHIPS (H2020), RECAP preterm (H2020), IMAGINE Euro (WHO Collaborating Centre for Maternal and Child Health). É investigadora principal do projeto nacional “COVID-19 na gravidez: resultados obstétricos e neonatais”.
É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especializada em Psicologia Clínica e da Saúde. Integra a equipa de Saúde Mental e Apoio Psicossocial de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vila Nova de Gaia, Portugal, desde 2015, com formação específica em intervenção em crise (participação no Incêndio de Pedrógão Grande, 2017; pandemia COVID-19, 2020).
Tem especial interesse pela área da saúde materno-infantil, em particular aleitamento materno e prematuridade, bem como pela área da intervenção em crise.