UOULU; ULEIC; NTNU;
UKW; UOXF; GFCNI;
INESC TEC; EPIGENY;
KI; UCPH; UZA; MEDEA;
UTARTU; VARHA; UoW;
PUMS; IT; UZH.
O projeto IMPROVE PRETERM tem como objetivo otimizar a identificação e a implementação de intervenções custo-efetivas, acessíveis e exequíveis no momento do nascimento e na primeira infância, com vista a mitigar as consequências adversas do nascimento muito pré-termo (VPT; <32 semanas de gestação). Entre estas consequências incluem-se a paralisia cerebral, défices motores e cognitivos, perturbações visuais e auditivas, doenças respiratórias e perturbações psiquiátricas, que comprometem a saúde e o bem-estar ao longo da vida.
Apesar dos avanços nos cuidados neonatais terem melhorado as taxas de sobrevivência, existe uma necessidade urgente de práticas clínicas consistentes e baseadas em evidência, que assegurem os melhores resultados ao longo da vida destas crianças.
Neste projeto, equipas multidisciplinares de investigação de 13 países europeus irão colaborar com intervenientes chave — incluindo famílias, profissionais de saúde e decisores políticos. Esta colaboração irá tirar partido dos avanços em métodos de inferência causal e da otimização de fontes de dados já existentes (ensaios clínicos, estudos de coorte, registos de nascimento e redes neonatais), integradas numa plataforma europeia que permite a realização de Investigação de Efetividade Comparativa (CER).
O projeto irá centrar-se em três áreas prioritárias: 1) tratamento com corticosteroides no período pré e pós-natal; 2) programas de seguimento e intervenção precoce; 3) estratégias de vacinação. Os resultados esperados incluem: 1) Modelo de CER ao longo do curso de vida, que ajudará a identificar quais os resultados mais importantes, como analisar corretamente os dados disponíveis e como avaliar os custos e benefícios de cada intervenção; 2) Um questionário dirigido aos pais, de acesso livre, que permite às famílias acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos seus filhos; 3) Uma plataforma de dados segura, que facilita o estudo de resultados em contextos reais por parte dos investigadores, assegurando simultaneamente a proteção da privacidade dos participantes.
O IMPROVE PRETERM irá considerar um conjunto abrangente de resultados valorizados pelos indivíduos que nasceram muito pré-termo, alargando os períodos habituais de avaliação para além da infância, com o intuito de fornecer soluções holísticas e custo-efetivas para uma CER de elevada qualidade. Os resultados contribuirão para uma maior utilização de cuidados baseados na evidência por parte de profissionais de saúde e decisores políticos, reduzirão a carga evitável da morbilidade desta condição e promoverão uma melhor qualidade de vida para as pessoas nascidas muito pré-termo e para as suas famílias.