O principal objetivo do projeto MENTBEST é permitir que indivíduos vulneráveis, profissionais de saúde mental e comunidades em toda a Europa previnam e mitiguem problemas de saúde mental (clínicos e não clínicos) relacionados com as mudanças rápidas que a sociedade enfrenta.
A Europa atravessa uma época de mudanças dramáticas, em que a guerra, a crise económica, as alterações climáticas, a migração, a digitalização, as pandemias, o envelhecimento e as alterações demográficas colocam uma tensão e uma pressão crescentes na sociedade para que esta se adapte a situações de rápida mudança. Grupos específicos da população, mais vulneráveis, correm especial o risco de serem prejudicados por estas mudanças sociais dramáticas, de sofrerem fatores de stress específicos e de sofrerem (mais) impactos negativos no seu bem-estar, incluindo na sua saúde mental.
Os membros do MENTBEST investigaram, criaram e implementaram intervenções comunitárias para reduzir a depressão e o comportamento suicida. Estas intervenções foram implementadas e comprovadamente eficazes em 120 comunidades em 17 países da UE.
Com base nesta experiência e quadro de intervenção (EAAD 4-Level-Intervention), o consórcio MENTBEST irá (1) definir e caracterizar os novos desafios da saúde mental, relacionados com estas mudanças na sociedade; (2) identificar intervenções e ferramentas baseadas na evidência que contribuam para criar maior resiliência junto das populações; (3) criar e validar uma aplicação digital para dispositivos móveis de recolha de informação individual passiva e ativa, com funções de autodiagnóstico e automonitorização a qual também fornecerá estratégias preventivas e de gestão da saúde e doença mental (MENTINA); (4) combinar as intervenções de promoção da saúde mental positiva e a aplicação digital MENTINA com o modelo de prevenção dos 4 níveis do EAAD, adaptado e difundido junto das comunidades (COMBINA); e (5) implementar e validar o COMBINA em 5 países diferentes, analisando com especial atenção a sua eficácia nos grupos mais vulneráveis: jovens, idosos, desempregados, migrantes, e pessoas afetadas por doenças mentais comuns.
Após a avaliação e validação do COMBINA, o programa ficará pronto a ser implementado noutros países da Europa e a nível global. Para isso, será disseminado através de uma estratégia concertada de divulgação, sob responsabilidade do MENTBEST e através da rede EAAD, junto das comunidades e das respetivas entidades governamentais de diferentes países. (https://cordis.europa.eu/project/id/ 101080651)