Em junho de 2023, a cidade do Porto recebe o 12º Simpósio Internacional de Monitorização Biológica (ISBM-12) – um evento organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) – onde serão debatidos os últimos avanços em diferentes tópicos da biomonitorização humana e divulgadas novas metodologias e abordagens neste domínio, sob o mote “Next Generation Biomonitoring”.
Até 31 de janeiro estará a decorrer o período de submissão de resumos de comunicações, para este evento, que virá pela primeira vez a Portugal. Os participantes são convidados a apresentar os seus trabalhos de investigação, na forma de comunicação oral ou poster, dentro das seguintes temáticas: (1) Novos métodos, ferramentas e abordagens de biomonitorização humana; (2) Avaliação da exposição ocupacional e ambiental; (3) Avaliação de risco e implicações regulatórias. Toda a informação orientadora do processo de submissão está disponível no site do ISBM-12.
Nos dias 21, 22 e 23 de junho, datas em que decorre o evento, acontecerão, no âmbito do tema “Next Generation Biomonitoring”, sessões plenárias, sessões temáticas paralelas, apresentações orais/posters, entre outros, de forma a dinamizar e incentivar o diálogo com a audiência presente. Serão discutidos os últimos avanços em diferentes tópicos da biomonitorização humana, nomeadamente biomarcadores, avaliação de risco, políticas de saúde e ambiente e serão também divulgadas novas metodologias e abordagens neste campo.
A Biomonitorização Humana é uma metodologia que permite detetar a presença de substâncias químicas ou detetar precocemente os seus efeitos no organismo. Estando cada indivíduo, diariamente, exposto a uma mistura complexa de substâncias químicas, utilizadas quer na alimentação, quer nos produtos de consumo, quer no ambiente e até no seu trabalho, os resultados da biomonitorização revelam-se úteis ao reduzir a exposição a estes químicos e, assim, contribuir para melhorar a saúde pública.