Calendário

Publicação Semanal em destaque

Socioeconomic differences in children's growth trajectories from infancy to early adulthood: evidence from four European countries.
J Epidemiol Community Health
Ler mais

Henrique Barros

Investigação - Investigadores Doutorados

Henrique Barros nasceu em 1957 no Porto. Licenciou-se em Medicina em 1981 e é docente da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) desde 1979. Em 1988-89 foi investigador no departamento de Medicina Interna do Hospital Universitário de Lund. Em 1991 adquiriu o título de assistente hospitalar de Gastrenterologia e doutorou-se com uma investigação epidemiológica sobre hepatites víricas. É Professor Catedrático de Epidemiologia desde 1999. Trabalhou na criação dos mestrados de Saúde Pública (que coordena), Epidemiologia, Educação para a Saúde e Sociologia e Saúde, bem como dos programas de doutoramento em Saúde Publica da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global – um programa académico baseado no ensino e investigação de quatro escolas portuguesas, financiado pela FCT, que dirige. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, as doenças cardiovasculares, infeciosas e o cancro, que resultou em mais de 200 publicações científicas internacionais. É diretor da revista Arquivos de Medicina, membro do conselho editorial do European Journal of Epidemiology. Foi membro do Conselho Científico para as Ciências da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2004-12). Foi Coordenador Nacional para a Infeção VIH/ Sida (2005-11) e Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia (2013-15). Atualmente é o Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, membro da comissão executiva da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e do comité científico da Science Europe (MED) desde 2013. Integra a direção da IEA – International Epidemiological Association como presidente-eleito no triénio 2014-2017.

Ler mais

Sílvia Fraga

Investigação - Investigadores Doutorados

Sílvia Fraga doutorou-se em Saúde Pública pela Universidade do Porto em 2013, e é investigadora em pós-doutoramento no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto desde 2014, integrando o Departamento de Saúde e Sociedade e o grupo de investigação de Epidemiologia Social (EPIUnit). Obteve uma bolsa financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/97015/2013) para desenvolver um projeto que tem por objetivo investigar como a adversidade social se incorpora e se manifesta através de marcadores biológicos.

 

Os seus interesses de investigação incluem as desigualdades sociais em saúde, a violência e a biologia da adversidade social.

 

Atualmente integra a equipa de investigação do projeto internacional Life-course biological pathways underlying social differences in healthy ageing (LIFEPATH) liderado pelo Imperial College of London e financiado pela Comissão Europeia através do Horizonte 2020. Publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica, é responsável pela orientação de alunos de mestrado e doutoramento e também desempenha funções de docência em cursos de pós-graduação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

CV disponível aqui.

Ler mais

Ana Catarina Queiroga

Investigação - Investigadores Doutorados

Microbióloga e Doutorada em Biologia. Desde 2006 tem colaborado em diversos projetos de segurança aquática e atividades de ensino relacionadas. Tem especial interesse na prevenção de afogamentos e epidemiologia das lesões em ambientes aquáticos, bem como na promoção de boas práticas de segurança aquática em países em vias de desenvolvimento e em comunidades de risco em países desenvolvidos. Recentemente, concentrou a sua colaboração científica em vários projetos de investigação em prevenção de afogamentos, colaborando ativamente com investigadores de instituições líderes na área, nomeadamente de Espanha, Reino Unido, Brasil, Austrália e Nova Zelândia. É membro da comissão de prevenção de afogamentos e educação pública da ILS – Federação Internacional de Salvamento Aquático, membro da ILS Women’s Network, e cofundadora e membro da Aliança Internacional de Investigadores em Afogamento (IDRA – www.idra.world). É autora e coautora de diversos artigos científicos, relatórios, capítulos de livros e palestras em conferências internacionais.

Ler mais

Sónia Fraga

Investigação - Investigadores Doutorados

Sónia Fraga graduated in Biology from the Faculty of Sciences of the University of Porto (FCUP) in 1998 and earned her PhD degree in Human Biology from the Faculty of Medicine of the University of Porto (FMUP) in 2006. Her doctoral and postdoctoral research was in the field of the regulation of epithelial transport and electrolyte balance in health and disease. Between 2006 and 2009, she held a position of Invited Teaching Assistant at the Department of Pharmacology, Faculty of Pharmacy of the University of Porto (FFUP). In July 2009, she was hired as an Investigator (Ciência 2008 Programme) of REQUIMTE and joined the Laboratory of Toxicology, FFUP, for five years. Since then, her main research interests and activities focused on the understanding of the relationship between manufactured nanomaterials physicochemical properties, dose and biological effects using in vitro and in vivo models, and the development of novel approaches to predict nanomaterials toxicity. Since May 2015, she holds a postdoctoral fellowship in the Institute of Public Health of the University of Porto (ISPUP), working at the Environmental and Laboratory Epidemiology group.

Ler mais

Carla Oliveira

Investigação - Estudantes de Doutoramento
Ler mais