Calendário

Publicação Semanal em destaque

The prevalence of the metabolic syndrome in Portugal: the PORMETS study.
BMC Public Health
Ler mais

Sofia Correia

Investigação - Investigadores Doutorados

Sofia Correia is a Post-Doc Researcher at the Institute of Public Health, University of Porto (EPIUnit).

 

Before her PhD in Public Health at the University of Porto in 2015, she completed her Master in in Epidemiology (2008) at the University of Porto Medical School and her PharmD (2004) at the Faculty of Pharmacy, University of Porto.

 

Between 2005 and 2015 she was part of the Generation XXI coordination team and used to work on the field of perinatal epidemiology and with indicators of maternal and child health. Currently, she is working in the field of hospital epidemiology, focusing her research on patient safety and quality of care.

 

Current research interests: Clinical epidemiology, hospital epidemiology, patient safety, implementation research

Ler mais

Carla Costa

Investigação - Investigadores Doutorados

Carla Costa, natural do Porto, apresenta grande experiência na área da Saúde Ambiental tendo iniciado a sua colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em 2004, onde tem desenvolvido o seu trabalho científico. Após a conclusão da licenciatura em Biologia, iniciou um trabalho de investigação na área da exposição a pesticidas em contextos ocupacionais ao qual foi atribuído o Prémio Nacional “Prevenir Mais Viver Melhor no Trabalho”, categoria de Investigação, pelo Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (2005). Em 2007, iniciou o doutoramento com o projeto “Pesticides and Health in agriculture. Genetic damage and susceptibility” (suporte FCT), um projeto mais abrangente e multidisciplinar na mesma área em que já tinha sido reconhecida. No âmbito do projeto de doutoramento, desenvolveu trabalho em diferentes instituições reconhecidas mundialmente na área da saúde e no início de 2012, obteve por unanimidade e com distinção, o grau de Doutor em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. Ao longo dos anos, tem vindo a participar em diferentes trabalhos de investigação na área da Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e Nanotoxicologia. O seu trabalho resultou em vários artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem científica e capítulos de livro por convite de editoras internacionais. Tem diversas comunicações em congressos internacionais (quer orais, quer posters) e publicações em atas de encontros científicos.

 

ORCID

RESEARCHID

Ler mais

Henrique Barros

Investigação - Investigadores Doutorados

Henrique Barros nasceu em 1957 no Porto. Licenciou-se em Medicina em 1981 e é docente da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) desde 1979. Em 1988-89 foi investigador no departamento de Medicina Interna do Hospital Universitário de Lund. Em 1991 adquiriu o título de assistente hospitalar de Gastrenterologia e doutorou-se com uma investigação epidemiológica sobre hepatites víricas. É Professor Catedrático de Epidemiologia desde 1999. Trabalhou na criação dos mestrados de Saúde Pública (que coordena), Epidemiologia, Educação para a Saúde e Sociologia e Saúde, bem como dos programas de doutoramento em Saúde Publica da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global – um programa académico baseado no ensino e investigação de quatro escolas portuguesas, financiado pela FCT, que dirige. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, as doenças cardiovasculares, infeciosas e o cancro, que resultou em mais de 200 publicações científicas internacionais. É diretor da revista Arquivos de Medicina, membro do conselho editorial do European Journal of Epidemiology. Foi membro do Conselho Científico para as Ciências da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2004-12). Foi Coordenador Nacional para a Infeção VIH/ Sida (2005-11) e Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia (2013-15). Atualmente é o Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, membro da comissão executiva da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e do comité científico da Science Europe (MED) desde 2013. Integra a direção da IEA – International Epidemiological Association como presidente-eleito no triénio 2014-2017.

Ler mais

Maria João Fonseca

Investigação - Investigadores Doutorados

Maria João Fonseca was born in Porto, in 1987. She graduated in Nutritional Sciences in the Faculty of Nutrition, University of Porto, in 2009 and concluded her PhD in Public Health in the University of Porto Medical School (FMUP) in 2015, with an epidemiological research on newborn weight change. Since 2009, she works in the Department of Clinical Epidemiology, Predictive Medicine and Public Health of FMUP and in the Institute of Public Health of University of Porto, collaborating on the field work in Generation XXI birth cohort and on scientific production. She also teaches Epidemiology in FMUP since 2011. She has developed research in national and international projects, in areas such as perinatal and pediatric epidemiology.

Ler mais