Calendário

Publicação Semanal em destaque

Implementing Low-Cost, Community-Based Exercise Programs for Middle-Aged and Older Patients with Type 2 Diabetes: What Are the Benefits for Glycemic Control and Cardiovascular Risk?
Int J Environ Res Public Health
Ler mais

Nuno Lunet

Investigação - Investigadores Doutorados

Nuno Lunet nasceu em 1973, em Viseu. É licenciado em Ciências Farmacêuticas (1997), mestre em Saúde Pública (2000) e doutor em Saúde Pública (2005). É vogal da Direção do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (desde 2007) e professor de Epidemiologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (professor auxiliar convidado entre 2006 e 2011 e professor auxiliar desde 2011). Integra a comissão científica dos programas de doutoramento em Saúde Pública (desde 2007) e em Biomedicina (desde 2009), ambos da Universidade do Porto. Integra a comissão científica do mestrado em Saúde Pública, Universidade do Porto (desde 2007) e é diretor do mestrado em Educação para a Saúde, Universidade do Porto (desde 2009). (Co)orientou quatro teses de doutoramento e mais de 30 dissertações de mestrado. Tem desenvolvido trabalho de investigação, com especial interesse pela epidemiologia do cancro e por técnicas de revisão sistemática e meta-análise, que resultou na (co)autoria de mais de 150 publicações científicas em revistas internacionais. É membro do conselho editorial das revistas Arquivos de Medicina (desde 2003), Journal of Clinical Pharmacology & Pharmacoepidemiology (desde 2009) e World Journal of Methodology (desde 2013). Integra o comité científico do African Journal of Cancer (desde 2008) e é editor consultor da Revista de Ciências de Saúde (desde 2013). Foi editor associado do Journal of Epidemiology and Community Health (2008-2011). É membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (desde 2007) e integra o Conselho Nacional para a Oncologia (desde 2013).

Ler mais

Raquel Costa

Investigação - Investigadores Doutorados

Raquel Costa nasceu em 1976 em Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em Psicologia em 2001, concluiu Mestrado em Psicologia Clinica em 2004 na Universidade do Minho e Doutoramento em Psicologia Clinica em 2010 na mesma Universidade. É Professora Auxiliar na Universidade Europeia |Laureate International Universities, onde presta serviço em regime integral desde 2011. No seu percurso académico já prestou serviço na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2009-2013). É orientadora e co-orientadora científica de teses de mestrado na área da Psicologia Clínica e Psicologia da Educação. Orienta estágios profissionais da Ordem dos Psicólogos. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos financiados por fundos nacionais e internacionais nas áreas da psicologia do desenvolvimento, psicofisiologia e genética comportamental. É autora e co-autora de artigos em revistas científicas internacionais com revisão de pares e índice de impacto indexadas na SCOPUS e ISIS. Os trabalhos publicados na área da psicologia clínica, têm mais de 350 citações no ISI Web of Knowledge (índice h = 8) e mais de 1200 citações no Google Scholar (índice h = 20).

Ler mais

Anabela Miranda

Investigação - Investigadores Doutorados

Depois de me licenciar na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 1987, comecei a minha carreira como Técnica Superior num laboratório de análises clínicas e, mais tarde, numa indústria farmacêutica. Em 1989, ingressei no Laboratório de Referência de Tuberculose e Micobactérias do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e, desde então, tenho estado envolvida em vários projetos de investigação em tuberculose.

 

Os meus estudos de doutoramento na University of Surrey-UK (1999) e formação pós-doc na Ohio State University-EUA (2002) centraram-se em aspectos da genómica do Mycobacterium tuberculosis. Durante estes anos de trabalho em vários laboratórios europeus (Reino Unido e Holanda), bem como nos EUA, ganhei conhecimentos valiosos sobre temas como: (i) análise do perfil lipídico dos componentes da parede celular de micobactérias; (ii) diagnóstico da tuberculose por técnicas sorológicas e de biologia molecular; (iii) genética de micobactérias e proteómica.

 

Como Investigadora Principal do projeto intitulado "Desenvolvimento e avaliação de métodos de biologia molecular para o diagnóstico da tuberculose", trabalhei no desenvolvimento de métodos de PCR em tempo real para o diagnóstico da tuberculose. Como Co-Investigadora dos projetos, intitulados "Estudo da transmissão da tuberculose na região de Vila Nova de Gaia" e "Epidemiologia molecular de Mycobacterium tuberculosis em Portugal: Implementação e análise de um banco de dados", foquei-me na genotipagem do M. tuberculosis bem como na identificação de estirpes que têm uma maior capacidade de causar doença e se espalhar na comunidade.

 

No que diz respeito ao ensino, supervisiono alunos de pós-graduação (Mestrados e Doutoramentos) em colaboração com universidades e centros de investigação nacionais e estrangeiros.

Ler mais

Ana Rute Costa

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Ana Rute Costa é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e obteve o grau de mestre em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) com a tese “Prevalence and main determinants of preschool sleep disorders in a Portuguese birth cohort”. Iniciou a sua atividade profissional em 2006 como bolseira de iniciação à investigação científica, no Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública da FMUP. Atualmente, é estudante de doutoramento em Saúde Pública (FMUP) com o projeto intitulado “Health care seeking behaviors among cancer survivors and their families” (SFRH/BD/102181/2014). É membro do grupo de investigação em Epidemiologia das Doenças Não Transmissíveis (EPIUnit-ISPUP).

 

Ler mais

Paula Meireles

Investigação - Outros Investigadores

Paula Meireles é aluna de doutoramento em Saúde Pública e bolseira de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto desde 2012. Licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto em 2007. Em 2015 terminou o mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. As suas principais áreas de investigação são a epidemiologia e os determinantes da infeção VIH, hepatites víricas e outras infeções sexualmente transmissíveis nas populações em maior risco, nomeadamente homens que têm sexo com homens, pessoas que usam drogas, trabalhadores do sexo e migrantes; e as estratégias de prevenção e a aceitabilidade da profilaxia pré-exposição.

Ler mais