Calendário

Publicação Semanal em destaque

Relationship between dietary vitamin D and serum 25-hydroxyvitamin D levels in Portuguese adolescents.
Public Health Nutr
Ler mais

Joana Pais

Investigação - Investigadores Doutorados

Joana Pais nasceu em Espinho, Portugal, em 1976. Licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em 1999. Em 2010 concluiu o Doutoramento em Psicologia com o tema “Plasticidade cognitiva no envelhecimento normal e patológico”. É investigadora em vários projetos científicos focados no diagnóstico e intervenção junto de pessoas com lesão cerebral (demência, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras patologias). É co-autora de livros na área do treino cognitivo - “Estimulação cognitiva na doença de Alzheimer” (volumes I e II), “COGWEB® Cadernos Semanais” (volumes I, II, III e IV), “COGWEB® Cadernos Mensais” (níveis 1, 2 e 3; volumes I, II, III e IV), “COGWEB® Agenda” e “COGWEB® Art” - e de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Foi responsável pelo Laboratório de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Santa Maria da Feira, Portugal, entre 2000 e 2014. Em 2011 co-fundou a Neuroinova, empresa dedicada à investigação e desenvolvimento de tecnologias na área da reabilitação cognitiva e comercialização dos sistemas COGWEB®, Brain on Track® e CACAO®. Atualmente é responsável pela Unidade de Inovação em Neuropsicologia da Neuroinova e coordena o Departamento de Neuropsicologia da COGWEB CLINIC.

Ler mais

João de Almeida Pedro

Investigação - Estudantes de Doutoramento

João de Almeida Pedro was born in Sintra. in 1978. He has a bachelor in pharmacy, a master in Science Education and currently he is a 3rd year PhD student of Public Health, focusing is research work in Non-Communicable Diseases (Cardiovascular risk factors in Angola), linking this results with the previous work on Neglected Tropical Diseases, highlighting the epidemiological transition period that developing countries faces and the paradigm shift that Health Systems must suffer.

 

He is currently also a Senior Project Manager in Calouste Gulbenkian Foundation, focusing is scope of work in Health, Higher Education and Research projects management in Europe, Africa and Southeast Asia. Prior to joining the organization, he worked in the public health sector for 4 years before we started is academic career in the Lisbon School of Health Technology where he was a professor for 10 years.

Ler mais

Joaquim Soares

Investigação - Investigadores Doutorados

Joaquim Soares is professor in psychology and public health (Mid Sweden University). He is presently involved in research about the abuse of elder persons, men's health and psychosocial factors related to chronic conditions (e.g. pain). Supervisor/co-supervisor of 12 PhD students. He has published ove100 peer-reviewed papers in areas as abuse, pain, women's health and psychophysiology. Reviewer and member of editorial board of several scientific journals (e.g. European Journal of Pain).  He awarded a large number of research grants, including from the European Union. He was associated professor at Karolinska and Uppsala University.

Ler mais

Liane Costa

Investigação - Investigadores Doutorados

Liane Correia Costa nasceu em 1984 no Porto. Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina em 2008 e em 2015 doutorou-se em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a tese intitulada “Childhood obesity-related inflammation and vascular injury – impact on the kidney”. Em 2016 adquiriu o título de assistente hospitalar de Pediatria e actualmente trabalha na Unidade de Nefrologia Pediátrica do Centro Materno-Infantil do Norte – Centro Hospitalar do Porto.

Foi docente voluntária de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto de 2010 a 2016 e é actualmente docente de Pediatria do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É coordenadora da Unidade de Investigação e Formação do Centro Materno-Infantil do Norte. Tem interesse na área do risco cardiovascular e dos determinantes de doença renal crónica na criança, área em que tem várias publicações em revistas internacionais.

Ler mais

Maria Cabral

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Maria Cabral nasceu em Coimbra e licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em 2010. Em 2013 obteve o grau de Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Atualmente é bolseira de doutoramento FCT no Programa doutoral em Saúde Pública Global da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa (Ref. PD/BD/105824/2014). Desenvolve trabalho de investigação na coorte EPITeen desde 2012, e integra atualmente o Grupo de Investigação em Epidemiologia da Nutrição e da Obesidade, da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit). As suas áreas de interesse são Epidemiologia Nutricional e da Obesidade, Saúde Pública e Saúde Global.

 

Ler mais