Sara Soares é licenciada em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve (2009), com mestrado em Biomedicina Farmacêutica da Universidade de Aveiro (2013) e doutorada em Saúde Pública pela Universidade do Porto (2020). Atualmente desenvolve o seu trabalho como investigadora júnior no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, onde é membro do Lab Adversidade Social e Desigualdades em Saúde.
Os principais interesses de investigação relacionam-se com a biologia da adversidade social e as desigualdades sociais, em particular sobre as desigualdades em saúde e a sua transmissão intergeracional.
A Sara participou como bolseira de investigação e como membro de equipa em vários projetos nacionais financiados pela FCT, e em projetos Internacionais, nomeadamente no consórcio europeu “Lifepath”. Atualmente é membro de equipa do projeto “HIneC” e trabalha como membro e investigadora no consórcio Internacional “Global CVH Research Collaborative”, que implementará estudos epidemiológicos para avaliar as trajetórias de saúde cardiovascular do início da vida até à transição para a idade adulta, em particular em LMICs.
O seu trabalho recebeu os prémios “III IACOBUS Papers” e “Melhor desenho de investigação de doutoramento” da Idea Puzzle® e do Santander Totta, e o 3º prémio de melhor comunicação oral no Young Researchers da ASPHER. Também publicou vários artigos em revistas Internacionais e é orientadora de alunos de licenciatura e mestrado.