Em Portugal, fazem parte da coorte EPICE 544 crianças que nasceram muito pré-termo (<32 semanas de idade gestacional), entre 1 de junho de 2011 e 31 de maio de 2012, na região Norte e na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Estas crianças e as suas famílias têm sido acompanhadas frequentemente desde a alta hospitalar para casa, tendo sido realizadas avaliações de seguimento anuais do primeiro ao quinto ano de vida, e aos sete e oito anos de idade.
O objetivo geral é caracterizar o estado de saúde destas crianças e obter conhecimento baseado em evidência que permita aos clínicos agir de forma informada, para evitar complicações nos primeiros anos de vida e fazer avançar cientificamente a nossa compreensão dos fatores que podem determinar o futuro destas crianças.
A informação sobre a saúde e o desenvolvimento da criança tem sido recolhida através de questionários estruturados, aplicados aos cuidadores principais.
Adicionalmente, e com o objetivo de avaliar o impacto dos programas de rastreio e acompanhamento na saúde, cuidados e qualidade de vida destas crianças e famílias, foi desenvolvido o projeto europeu “Screening to improve Health In very Preterm infantS in europe” (SHIPS), que permitiu obter informação detalhada sobre o neurodesenvolvimento destas crianças aos 5 anos de idade.
Os dados fornecidos são uma fonte importante sobre a saúde, os cuidados de saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das crianças nascidas muito pré-termo e das suas famílias, permitindo responder a numerosas questões de investigação, que resultaram já num vasto número de artigos científicos publicados.
O EPICE-PT é a primeira coorte de base comunitária e geograficamente alargada de recém-nascidos muito pré-termo em Portugal. Pode saber mais sobre a coorte EPICE-PT aqui.
Ana Raquel Carvalho
Apoio à Investigação - EPICE-PT - Recém-nascidos muito pré-termo