ISPUP ganha 1,4 milhões de euros para assegurar emprego científico

No âmbito do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Institucional – Laboratórios Associados (CEECInst-LA), a candidatura do Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), coordenada pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), recebeu um financiamento de 1,4 milhões de euros.

Os resultados, publicados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no passado dia 7 de março, dão conta do financiamento atribuído ao ITR, que garantirá quatro postos de trabalho, altamente diferenciados: dois contratos a serem celebrados pelo ISPUP, um pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e um pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), nas áreas da bioestatística, gestão e inovação, envelhecimento e infraestruturas biomédicas.

O CEECInst-LA é um concurso FCT que tem como objetivo financiar a contratação de doutorados por Laboratórios Associados (LA), através do apoio financeiro a planos de emprego científico e de desenvolvimento de carreiras.

Atualmente, são 40 os Laboratórios Associados reconhecidos pela FCT, 39 dos quais foram a concurso para este programa de financiamento. A candidatura do ITR ficou entre o top 10, com uma classificação final de 4,24 em 5 pontos.

O programa apoiou um total de 36 candidaturas, com o financiamento correspondente de 41, 3 milhões de euros, que visam a contratação de doutorados, para um período de 6 anos.

Sobre o Laboratório Associado ITR

O Laboratório Associado ITR – que tem o ISPUP como entidade principal de gestão – foi acreditado pela FCT, em 2021, e une três Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D):

•    EPIUnit – Unidade de Investigação em Epidemiologia, do ISPUP;

•    CIAFEL – Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer, da FADEUP;

•    UMIB – Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica, do ICBAS.

O Laboratório Associado nasce da convergência destas três unidades, que se juntaram com o propósito comum e complementar de investigar e contribuir para as políticas públicas em Saúde Populacional.