Este lab tem como principal objetivo científico o estudo da epidemiologia e das respostas de Saúde Pública ao VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST), incluindo ameaças emergentes como a mpox, entre as populações-chave para o VIH, particularmente homens gays, bissexuais e outros que têm sexo com homens (GBMSM), pessoas trans, pessoas que fazem trabalho sexual, pessoas que usam drogas e migrantes.
Os nossos objetivos de investigação específicos concentram-se em torno de três temas principais: 1) A prevenção do VIH e das IST; 2) Os comportamentos associados a um maior risco de infeção; e 3) A dinâmica das infeções.
Aquando da emergência do SARS-CoV-2, alguns membros do nosso lab alargaram a sua área de investigação para dar reposta a este tópico, focando-se no estudo dos determinantes sociais associados à aquisição da infeção, da frequência da condição pós-COVID-19 e fatores associados, enquadrados numa abordagem sindémica.
Os resultados científicos do nosso lab contribuem para a definição de políticas públicas relativas ao VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST) e, pontualmente, a outras infeções emergentes. O nosso objetivo é fornecer estimativas atempadas da dinâmica da infeção e dos seus preditores, permitindo que os decisores políticos tomem decisões informadas.
Um denominador comum dos nossos projetos e colaborações nacionais e internacionais é o seu enraizamento na comunidade, muitas vezes numa abordagem participativa e na coprodução de conhecimento. Isto permitiu e permitirá estarmos próximos das preocupações, perspetivas e significados da comunidade em todas as fases dos projetos, cumprindo os propósitos esperados da Saúde Pública.