Saúde Pública no Ambiente Construído - 3.ª Edição

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da candidatura aprovada “Platform For a Global Health – Qualification of Human Health Resources”, coordenada pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte no contexto do AVISO N.º 01/PRR/2021 – Programa Impulso Jovens STEAM e Programa Impulso Adultos, apresenta abaixo o curso avançado subordinado ao tema: Saúde Pública no Ambiente Construído.

10/09/2024 - 12/12/2024

Terças e Quintas, 16h00 às 18h00

Condições de admissibilidade:
- adultos com mais de 23 anos;
- residentes em território nacional aquando das ações de que forem beneficiários;

Prazo de inscrição
01/09/2024

Obs.:Curso gratuito, mas limitado a 50 vagas, que serão ocupadas por ordem de inscrição; Obrigatória a submissão de certificado de habilitação académica ou comprovativo de experiência profissional* nas áreas da Medicina, Saúde Pública, Saúde Ocupacional, Engenharia Ambiental e Análises Clínicas; *Técnicos de Saúde Ambiental devem apresentar uma cópia da Cédula Profissional como comprovativo

1. Conseguir identificar sintomas e doenças associadas à exposição no ambiente construído;
2. Saber quais os limites legais para os parâmetros físico químicos da qualidade do ar interior (QAI);
3. Perceber como avaliar parâmetros de conforto dos espaços interiores, assim como a QAI;
4. Familiarizar se com relatórios de medição da QAI e saber identificar parâmetros em inconformidade;
5. Compreender como as características dos edifícios a avaliar e os comportamentos dos ocupantes podem influenciar a saúde no ambiente construído;
6. Elaborar um relatório de risco com base numa avaliação do edificado, ligando os sinais e sintomas dos ocupantes a possíveis agentes etiológicos (simulação de casos).

O curso dirige-se a profissionais das áreas da Medicina, Saúde Pública, Saúde Ocupacional, Engenharia Ambiental e Análises Clínicas.

Os candidatos devem comprovar através da submissão de certificado de habilitação académica ou comprovativo de experiência profissional* com identificação da função nas áreas acima referidas.
* Técnicos de Saúde Ambiental devem apresentar uma cópia da Cédula Profissional como comprovativo.

ATENÇÃO: não serão aceites inscrições de quem foi selecionado nas edições anteriores, mesmo que não tenha completado o curso.

Limite de participantes:
50
Responsável:
João Cavaleiro Rufo
Equipa docente:
Partilhar
Saúde Pública no Ambiente Construído - 3.ª Edição
Duração
28 sessões
Língua
Português
Formato do curso
E-learning - Zoom
Brochura