ISPUP integra discussão sobre revisão das competências dos profissionais de Saúde Pública na reunião anual da ASPHER

Está a decorrer, desde 31 de agosto e até 03 de setembro, em Dublin, na Irlanda, a reunião anual da Associação de Escolas de Saúde Pública da Região Europeia (ASPHER) – “Deans’ & Directors’ Retreat 2023” – que, este ano, tem como objetivo central promover uma reflexão sobre o “novo normal” no ensino e na formação em Saúde Pública (‘New Normal’ in Public Health Education and Training).

O ISPUP juntou-se a esta reflexão, através da presença de uma equipa de investigadores que participaram, também, ativamente na discussão sobre a revisão das competências para os profissionais de saúde pública – “ASPHER-WHO Core Curriculum for Public Health” – e sobre a relevância destas competências, abordando novas áreas e desafios da saúde pública para os programas em diferentes níveis de ensino (licenciaturas, mestrados e programas doutorais). O encontro científico reuniu cerca de 130 diretores de escolas e programas de saúde pública, bem como profissionais em início de carreira.

Paula Meireles, investigadora do ISPUP, foi ainda distinguida com “ASPHER Early Career Excellence Award”, um prémio anual, atribuído pela ASPHER a cinco profissionais em início de carreira, que se tenham destacado pelo seu trabalho de excelência nas áreas do ensino e/ou da investigação. A investigadora recebeu este prémio numa cerimónia oficial, liderada pelo atual presidente da ASPHER, Carlo Signorelli.

“Estou muito feliz e honrada por este prémio. Vejo-o como um grande incentivo para manter o meu compromisso e dedicação com a saúde pública e continuar o meu percurso profissional nesta área” – acrescentou Paula Meireles.

Importa ainda referir que no próximo ano de 2024, o “ASPHER Deans’ & Directors’ Retreat” terá lugar na cidade do Porto, entre os dias 13 e 15 de junho e será no decorrer deste evento que Henrique Barros, Presidente do ISPUP, tomará posse como Presidente da ASPHER.