ISPUP integra projeto europeu para melhorar a prestação de cuidados de saúde oral

O ISPUP é a única instituição portuguesa a integrar o PRUDENT, um projeto europeu que visa desenvolver e implementar uma estrutura inovadora para o financiamento otimizado da higiene oral.

As doenças e as condições orais, como a cárie dentária, a doença periodontal, a perda de dentes, o cancro oral, entre outras, afetam cerca de metade da população da União Europeia UE) e estão entre as três mais dispendiosas de tratar.

De acordo com a Resolução de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicada à Saúde Oral, os cuidados de saúde oral enfrentam grandes desafios ao nível do seu financiamento e, também por isso, continuam a ser negligenciados. Um número considerável de cidadãos da UE não tem acesso a cuidados de saúde oral de qualidade e são muitos os que não conseguem pagar os tratamentos dentários de que necessitam. Este cenário, além das óbvias consequências para a saúde do indivíduo, aumenta também os custos com os tratamentos e o desperdício de recursos do lado dos prestadores de cuidados de saúde.

Existe ainda, atualmente, uma grande lacuna entre a investigação (sobre cuidados de saúde oral) e a política e entre a investigação e o que acontece, na prática. Persiste a inércia, ao invés de serem levadas a cabo ações para fazer face a esta problemática, em grande parte evitável, das doenças orais. Neste sentido, o projeto PRUDENT (Priorização, incentivos e uso de recursos para a medicina dentária sustentável) surge com o objetivo de desenvolver e implementar uma estrutura inovadora e adaptável ao contexto para o financiamento otimizado dos cuidados de saúde oral.

Como explica Paulo Melo, investigador responsável pela coordenação do projeto no ISPUP, docente da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e membro do laboratório “Percurso de Vida e Saúde Oral”, do Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), “o PRUDENT é um projeto extremamente ambicioso que envolve vários parceiros europeus e que pretende identificar as formas mais adequadas de financiar cuidados de saúde oral e testá-las em tempo real, permitindo assim fornecer evidência das opções de financiamento de cuidados de Saúde Oral mais adequadas para cada situação especifica”.

O PRUDENT– que começou a ser desenvolvido em 2023 e que deverá estar concluído em 2027 – é um projeto financiado pela Comissão Europeia que reúne investigadores de várias universidades nacionais e internacionais, autoridades públicas e formuladores de políticas, sociedade civil e organizações de pacientes, seguradoras de saúde e profissionais de saúde, com o propósito de alcançar uma mudança radical na resolução coletiva deste problema. Dada a abrangência do tópico, o projeto usa uma abordagem direcionada, totalmente focada nas principais causas subjacentes às atuais limitações do financiamento de cuidados de saúde oral.

Assim, durante os próximos quatro anos, o projeto PRUDENT irá: (i) co-desenvolver indicadores de desempenho do sistema de cuidados de Saúde Oral e implementá-los num quadro de monitorização em toda a União Europeia; (ii) conduzir experiências em laboratório e no “mundo real” para identificar mecanismos otimizados de financiamento de cuidados de Saúde Oral e (iii) aproveitar a aprendizagem regulamentar, o planeamento de recursos adaptado às necessidades e a definição deliberativa de prioridades para a melhoria do financiamento dos cuidados de Saúde Oral.

O ISPUP está, neste momento, em colaboração com a Universidade de Technische, em Berlim, a preparar um inquérito para a obtenção de informações qualificadas, abrangentes e detalhadas sobre os sistemas de financiamento e pagamento dos cuidados de saúde oral nos diferentes países que participam no projeto.

Todo o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do PRUDENT será, posteriormente, integrado na “PRUDENT Financing Companion” – conferência participativa sobre para discussão dos resultados do projeto – que compilará resumos sobre políticas e ferramentas de auxílio à decisão, com medidas aplicáveis e adaptadas ao contexto do financiamento dos cuidados de Saúde Oral, no sentido de promover a sua melhoria.

Este é um projeto coordenado pela Radboud University Medical Centre (Países Baixos) e financiado pela Comissão Europeia, no cluster da Saúde, ao abrigo do programa Horizonte Europa.

Para além do ISPUP, participam também no projeto as instituições: Radboud University Medical Centre (Países Baixos), Technische Universitat Berlin (Alemanha), University College Cork – National University of Ireland (Irlanda), Universite Clermont Auvergne (França), Ministry for Health – Government of Malta (Malta), Universitetet i Oslo (Noruega); Stichting Lygature (Países Baixos), Semmelweis Egyetem (Hungria) e Mittetulundusuhing Eesti Hambaarstide Liit (Estónia).