EPIPorto

Henrique Barros

Coordenação:

O EPIPorto marca o início de uma era na investigação epidemiológica em Portugal.

É um estudo de coorte de base populacional, em curso desde 1999, com o objetivo de avaliar os determinantes de saúde da população adulta residente na cidade do Porto. 

No momento do recrutamento, foram selecionadas aleatoriamente, de entre os habitantes da cidade, 2485 pessoas, que têm sido alvo de avaliações sucessivas, desde então.  

Os participantes na coorte são convidados a deslocar-se ao centro do estudo para a realização de avaliações periódicas. 

Estas avaliações contemplam a resposta a um conjunto de perguntas sobre características sociais, demográficas e comportamentais e sobre a sua história clínica.

Adicionalmente, são efetuadas medições objetivas, tais como a realização de análises sanguíneas, medição da pressão arterial, do peso e da estatura, eletrocardiograma, avaliação da função respiratória e da densidade mineral óssea. 

A morada dos participantes está georreferenciada, permitindo a análise da distribuição de várias ocorrências e estados de saúde no espaço da cidade. 

Para além de informação substancial sobre o estado de saúde desta população, a coorte permitiu também o desenvolvimento e a validação de ferramentas de medição, como por exemplo, a criação de um método não invasivo para a avaliação da densidade mineral óssea no calcâneo.

Concebido e coordenado por investigadores em Epidemiologia, o EPIPorto tem envolvido nas suas várias etapas, profissionais de formação e experiência variada, nomeadamente, cardiologistas e internistas, reumatologistas, pneumologistas e imunoalergologistas, neurologistas e psiquiatras.

A análise dos dados colhidos, ao longo do tempo, tem permitido responder a numerosas questões de investigação, que se encontram publicadas num vasto número de artigos científicos, maioritariamente em revistas internacionais. Tem também possibilitado a realização de teses de doutoramento e de dissertações de mestrado, contribuindo para a formação pós-graduada na área da Epidemiologia e Saúde Pública.

Coorte EPIPorto

Publicações

2022
Ribeiro AI , Fraga S , Severo M , Kelly-Irving M, Del Pierre C, Stringhini S, Kivimaki M, Joost S, Guessous I, Severi G, Giles G, Sacerdote C, Vineis P, , Barros H , Lifepath Consortium

Lancet Public Health, Volume 7, Issue 5, May 2022, Pages e447-e457

2022
Dias I , Henriques A , Lopes A, , Lemos R , Barros H , Fraga S

J Elder Abuse Negl, 2022 Feb 8;1-15. doi: 10.1080/08946566.2022.2039338. Online ahead of print.

2021
Henriques A , Talih M , Pastor-Valero M , Fraga S , Dias I , Matijasevich A , Barros H

Health Soc Care Community., 2021 Jun 25. doi: 10.1111/hsc.13471. Online ahead of print.

Resultados em destaque