Breaking Barriers: The Silent Struggle of Men with Mental Health Problems

30 Maio 2024

Galeria Painel (ISPUP)

Sobre a exposição

Embarque numa jornada visual que procura promover a reflexão sobre a inclusão e a essência do espírito comunitário. Através de uma série de fotografias impactantes capturadas num centro social para homens sem apoio social, convidamo-lo a testemunhar as realidades comoventes da exclusão vivida por indivíduos que lidam com problemas de saúde mental.

Esta exposição pretende ser uma chamada de atenção para a nossa consciência coletiva da necessidade urgente de integração e empatia na nossa sociedade. Num ano em que Portugal celebra 50 anos de democracia, convidamos o público a refletir sobre o nosso compromisso em derrubar barreiras e promover uma comunidade onde a voz de cada indivíduo é não só ouvida, mas também valorizada.
Junte-se a nós para quebrar o silêncio em torno das questões de saúde mental e abrir caminho para um futuro mais inclusivo e compassivo.

Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 19h00, mediante disponibilidade do espaço.

Esta é uma atividade organizada no âmbito da Semana Europeia da Saúde Pública, subordinada ao tema “Saúde Mental: as pessoas no centro”.

Sobre a fotógrafa, Laís Telles

Laís Telles é uma fotógrafa brasileira, nascida e criada em Recife, no Nordeste do Brasil, mas há 6 anos, escolheu Portugal e o Porto para chamar lar. Laís é formada em Fotografia pela Universidade Católica de Pernambuco e Mestre em Fotografia Documental e Artística no IPCI, no Porto. Com mais de 15 anos de experiência no mundo da fotografia, trabalhou em um jornal brasileiro – Diário de Pernambuco e tem publicações em revistas nos EUA, UK, Alemanha e Irlanda. Estas fotografias são uma parte do projeto de conclusão do Master de Fotografia Documental e artística, baseado em um estudo fotográfico sobre o impacto e consequências da saúde mental no cotidiano de utentes psiquiátricos.Atualmente, Laís dedica-se exclusivamente à fotografia documental e artística de casais e famílias, cá em Portugal e outros países da Europa.

Podes ver mais fotos em @enpassantfotografia