Exposição a Fármacos Citotóxicos e Saúde

Mónica Santos

Coordenação:

Investigador Doutorado Integrado

Os fármacos citotóxicos — incluindo citostáticos e agentes antineoplásicos — são utilizados para eliminar células que se dividem de forma rápida e descontrolada, como as células cancerígenas. No entanto, a sua ação não seletiva pode também danificar tecidos saudáveis, conduzindo a efeitos adversos para a saúde.

Os profissionais de saúde e da indústria farmacêutica estão continuamente expostos a estes fármacos durante atividades de preparação, administração e gestão de resíduos. A crescente tendência para terapias em regime domiciliário aumenta os riscos de exposição para os cuidadores informais, familiares e profissionais de limpeza. O descarte inadequado dos fármacos, assim como a sua excreção, contribuem ainda para a contaminação ambiental, especialmente dos sistemas hídricos, com potenciais impactos negativos nos ecossistemas e na saúde pública.

Este laboratório centra-se em:
– desenvolver métodos analíticos avançados para deteção de fármacos citotóxicos, e outras substâncias perigosas, em amostras ambientais e biológicas;
– identificar fontes de contaminação e vias de exposição em contextos ocupacionais;
– investigar a mobilidade ambiental destas substâncias;
– avaliar os riscos para a saúde humana e organismos aquáticos;
– propor medidas de mitigação — desde a formação em segurança até tecnologias inovadoras de tratamento — que apoiem a formulação de políticas e a proteção da saúde.

Certificado ESOP Global

Equipa que integra o Lab