O ser humano passa um terço da sua vida adulta no local de trabalho, por isso a salubridade do ambiente de trabalho constitui um elemento fundamental em matéria de saúde e bem-estar das populações.
Ambientes de trabalho saudáveis estão entre os ativos mais valiosos para os indivíduos, comunidades e Estados.
As substâncias químicas (SQ) constituem o mais extenso grupo de fatores de risco de natureza profissional, contribuindo de forma significativa para a morbilidade da população ativa. Pouco se sabe sobre os efeitos na saúde das substâncias químicas. A deteção precoce de uma exposição de risco pode diminuir significativamente a ocorrência de efeitos adversos.
Neste contexto, o foco principal do Laboratório de estudos ocupacionais – exposição química e Saúde (OCHE) é estudar as exposições em ambiente ocupacional por forma a avaliar os riscos para a saúde decorrentes da exposição a SQ, usando para isso uma abordagem integrada, aplicando métodos multidisciplinares de caraterização de exposição a nível ambiental, biológico e psicossocial.
O OCHE Lab tem como missão principal identificar situações de exposição, investigar sobre os seus efeitos e mecanismos de ação e servir de apoio e suporte na projeção de estratégias de prevenção e gestão baseadas na ciência produzida para melhorar a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
Importante para esta missão são as sinergias estabelecidas entre os vários atores, desde parceiros institucionais, comunidades e o trabalhador. Os principais objetivos do laboratório passam assim por desenvolver projetos de investigação, em parceria com grupos científicos multidisciplinares, nacionais e internacionais, que respondam à necessidade de melhoria dos ambientes ocupacionais, promovendo a vigilância da saúde dos trabalhadores em situação de risco, potenciando a promoção da saúde no trabalho e criando / reforçando conhecimentos em saúde ocupacional, tanto a nível nacional como internacional.
Esses princípios estratégicos estão alinhados com o Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) ao promover ganhos adicionais em saúde da população trabalhadora, melhorando a qualidade do acompanhamento ocupacional, além de dar um maior reconhecimento ao valor da saúde do trabalhador como fator prioritário para alcançar o desenvolvimento sustentável.
Um local de trabalho saudável está relacionado com um ambiente de trabalho sustentável, aumentando a produtividade dos funcionários e reduzindo a morbilidade ocupacional.
Além da procura de oportunidades de financiamento nacional e internacional, em conjunto com parceiros nacionais e internacionais estabelecidos ou novas colaborações, o laboratório também está empenhado na atração de novos talentos e na formação de mentes científicas qualificadas voltadas para a pesquisa e inovação, explorando potenciais riscos emergentes para a saúde ocupacional.