Solange Costa

Solange Costa

Solange Costa (SC) tem um mestrado em Saúde Ambiental e doutoramento em Ciências Biomédicas (bolsa da FCT) concluído em 2014.

Os estudos de pós-graduação debruçaram-se no estudo da exposição ocupacional a formaldeído e efeitos na saúde, nomeadamente na avaliação do seu potencial genotóxico, efeitos imunológicos e suscetibilidade genética. Durante este período de formação foram adquiridos conhecimentos em monitorização ambiental e biomonitorização, nomeadamente em biomarcadores cito-moleculares e imunológicos, participando em diversos outros estudos de saúde ocupacional (estireno, pesticidas, minas, bailarinas, bombeiros).

A oportunidade de investigar o impacto da exposição à poluição ambiental na saúde humana iniciou-se com a participação, enquanto bolseiro, no Projeto MAPLIA (PTDC / AAG-MAA / 4077) em parceria com o CESAM (Universidade de Aveiro). Para além da produção científica foi construída uma relação institucional, que resultou na participação, como membro da equipa, noutro projeto FUTURAR (PTDC / AAG-MAA / 2569/2014) também de estudo do impacto da qualidade do ar na saúde, mas em cenários projetados para 2030. Dos estudos desenvolvidos, era evidente que o meio ambiente modula a nossa bio-resposta e pode impactar fortemente a saúde humana.

De que forma é que os ambientes em que vivemos ou trabalhamos podem influenciar o modo como envelhecemos, foi a questão que levou ao estudo de pós-doutoramento (bolsa FCT) na área de Envelhecimento Saudável, com foco na síndrome da fragilidade em idosos, com o objetivo de desenvolver ferramentas de prevenção precoce da síndrome, para identificar fatores de risco associados (ambientais ou comportamentais) e sobretudo para a melhora da qualidade de vida na terceira idade. Ciente de que as exposições ao longo da vida podem ter um impacto no estado de saúde dos adultos, também participou do Projeto NeoGene (FAPESP/19914/2014), que visa compreender como a exposição transplacentária ao fumo do tabaco pode afetar a saúde das crianças.

Paralelamente continuaram a ser desenvolvidos estudos na área da saúde ocupacional, em parceria com equipas multidisciplinares, como o BioFirex (PCIF / SSO / 0017/2018); projeto focado na saúde ocupacional e segurança do pessoal de combate a incêndios florestais que conta com a participação e envolvimento de várias instituições científicas, entidades regionais e comunidade local. Ao longo dos anos como orientadora, teve a oportunidade de oferecer orientação técnico-científica a alunos de mestrado e doutoramento tendo participado como docente externo convidado na formação pós-graduada de diversos alunos.

Ao longo de pouco mais de 15 anos de atividade de investigação, SC organizou numerosos encontros científicos e programas de formação internacionais, integrou várias redes colaborativas europeias e foi autora ou co-autora de mais de 60 artigos de investigação, com mais de mil e quinhentas citações (Scopus ID 7201996738; Ciência ID: B31A-663B-4914).

Artigos

2021
Gomes A , Laffon B , Valdiglesias V , Gostner JM, Felder T , Costa C , Madureira J , Fuchs D , Teixeira JP , Costa S

Antioxidants (Basel), 2021 Dec 10;10(12):1975. doi: 10.3390/antiox10121975.

2016
Costa C , Brandão F , Bessa MJ , Costa S , Valdiglesias V , Kiliç G , Fernández-Bertólez N , Quaresma P , Pereira E , Pásaro E , Laffon B , Teixeira JP

J Appl Toxicol, 2016 Mar;36(3):361-72. doi: 10.1002/jat.3213. Epub 2015 Jul 26.

Livros

Capítulos de Livros

Editoriais/Cartas ao editor

Relatórios