Saúde Mental Perinatal e Pediátrica

Raquel Costa

Coordenação:

Colaborador
A saúde mental é uma preocupação importante numa sociedade em constante mudança devido aos avanços tecnológicos, aumento da digitalização, mudanças ambientais, e globalização.

As mulheres no período perinatal e as crianças são grupos especialmente vulneráveis, para os quais o acesso atempado a cuidados de saúde mental e cuidados continuados é imperativo. No entanto, o nível de preparação dos serviços de saúde mental para acompanhar estas mudanças nas necessidades populacionais está aquém do desejável.

São objetivos deste grupo de investigação:

  • Proporcionar dados baseados na evidência para ultrapassar as lacunas no conhecimento acerca da etiologia da doença mental, prevenção da doença mental e promoção da saúde mental perinatal e pediátrica no sentido de informar políticas, alocação de recursos e desenvolvimento de ações locais efetivas;
  • Identificar fatores de risco evitáveis para a doença mental, de índole individual, social, demográfico, cultural, económico, político e ambiental. Será colocada ênfase nas desvantagens sociais, económicas e demográficas com um importante impacto na iniciação e curso das doenças mentais ao longo da vida e no acesso aos cuidados de saúde mental.

 

O conhecimento produzido contribuirá para o aumento da compreensão dos profissionais quanto à promoção da saúde mental e prevenção da doença, com foco no período perinatal e na infância. Contribuirá, também, para melhorar as soluções aos problemas que as populações vulneráveis enfrentam. Melhorar os cuidados em saúde mental tem um impacto significativo na redução dos custos em saúde, e a investigação focada em grupos vulneráveis auxilia o desenvolvimento de comunidades cada vez mais saudáveis.

Equipa que integra o Lab

Projetos

Notícias relacionadas