Sofia Augusto doutorou-se em Biologia na Universidade de Lisboa em 2012. Em 2013, foi contemplada com uma bolsa Intra-European Marie Curie Fellowship e, no ano seguinte, mudou-se para Tarragona (Espanha) por dois anos para trabalhar no seu projeto Marie Curie na Universitat Rovira i Virgili (URV).
Actualmente, encontra-se a desenvolver o seu projeto de pós-doutoramento “Protecting citizens from environmental hazards: biomonitors and biomarkers of integrated human exposure to environmental POPs and other emerging pollutants” no ITR, onde é membro integrado do Air Pollution & Health Lab.
A sua investigação visa compreender as relações entre os humanos e o meio ambiente do ponto de vista da saúde humana. Durante muitos anos, esteve envolvida no estudo do impacto da actividade antropogénica na qualidade do ar. Durante o seu pós-doutoramento, direcionou a sua investigação no sentido de compreender como a saúde humana é afectada não apenas por actividades antropogénicas, mas também por eventos naturais (por exemplo, incêndios florestais). Mais recentemente, começou a incluir as alterações climáticas na equação de seus interesses.