Mariana Vieira concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2018.
Tem aprofundado a sua experiência com intervenção psicossocial em populações vulneráveis e populações-chave, com enquadramento na redução de riscos e minimização de danos e foco na psicologia social, em contextos de proximidade.
Tem desenvolvido experiência na área da saúde sexual e reprodutiva através do seu trabalho na Associação Abraço – aconselhamento e apoio a pessoas com VIH/SIDA e outras IST. Neste contexto, contactou e desenhou intervenções com diversas populações, tais como minorias sexuais e de género, pessoas que usam substâncias, trabalhadores do sexo e outros.
Mariana iniciou a sua carreira de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) em setembro de 2022 e é membro do Laboratório de Epidemiologia da infeção por micobactérias, VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis. Atualmente trabalha na interface da inovação social e da psicologia, desenvolvendo projectos de investigação-ação que visam a promoção da saúde mental e do bem-estar individual e comunitário, nomeadamente em pessoas com tuberculose (TB).
Desde janeiro de 2024 está envolvida num projeto desenvolvido pelo ISPUP e financiado pela Direção Geral de Saúde (DGS) focado na auscultação do atraso no diagnóstico da TB para melhorar a resposta integrada centrada nas pessoas.