Sarah Murphy é uma profissional de saúde no Canadá. Sarah mora na província da Nova Escócia, onde trabalha como Promotora de Saúde Escolar para a Autoridade de Saúde da Nova Escócia. Trabalhou também em vários setores no Canadá, incluindo saúde mental comunitária, cuidados primários de saúde, serviço social e educação. Estas funções colocaram em evidência padrões e políticas inadequadas, que levaram a Sarah a procurar a área da Saúde Pública.
Enquanto Promotora de Saúde Escolar, trabalha para melhorar os determinantes sociais, estruturais, comerciais e ecológicos da saúde, defendendo a mudança de políticas e sistemas no ambiente escolar e comunitário.
Sarah é atualmente mestranda no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e membro do Laboratório de Saúde e Território.
A sua investigação atual explora o impacto das temperaturas extremas na saúde pública em Portugal e reflete um interesse particular na interação entre a saúde humana e saúde ecológica, nos determinantes sociais da saúde e na formulação de políticas baseadas na evidência.