Tânia Silva-Santos licenciou-se em Dietética e Nutrição (2013) na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra – ESTeSC e licenciou-se em Ciências da Nutrição (2016) na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto – FCNAUP. Tem mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – FCUP e FCNAUP (2015), com uma dissertação sobre “Ingestão e fontes de sódio em crianças” e doutorou-se em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição na FCNAUP (2022), com uma tese sobre o tema “Impact of a Randomized Controlled Trial with Salt Control H in dietary salt intake, dietary behavior and blood pressure”.
Durante o seu doutoramento foi investigadora do projeto iMC Salt financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Grant POCI- 01-0145-FEDER-029269).
É membro integrado do Laboratório Impacto da ingestão alimentar e exercício na obesidade, asma e alergia do ITR (Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional).
Atualmente exerce funções na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Os seus principais interesses de investigação são a relação entre a nutrição e a doença cardiovascular, particularmente no desenvolvimento de inovações e tecnologias que suportam a educação alimentar e prevenção da doença cardiovascular através da monitorização e do controlo da adição de sal.