Planos Municipais de Saúde

O Plano Municipal de Saúde (PMS) é uma ferramenta estratégica e privilegiada, desenhada de acordo com a realidade e especificidade de cada município, com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde dos seus munícipes, utilizando estratégias cientificamente sustentadas.

Numa época em que cada vez mais competências e responsabilidades, na área da saúde, são atribuídas às Câmaras Municipais, cabe a cada Autarquia definir as estratégias de promoção da saúde e de prevenção da doença a serem implementadas no seu território. 

A elaboração do Plano Municipal de Saúde assume particular relevância pelo seu carácter orientador e agregador de ações específicas a serem adotadas pela Autarquia, em conjunto com parceiros-chave, com vista à obtenção de objetivos comuns previamente priorizados. 

Várias autarquias têm solicitado apoio ao ISPUP para a elaboração, coordenação científica, e avaliação dos seus PMS. 

Com uma vasta experiência na área da investigação em saúde pública, e com o rigor científico e as competências técnicas que lhe são conhecidos, o ISPUP assume-se como o parceiro ideal das autarquias para a conceção, aplicação e monitorização dos seus PMS.

A intervenção do ISPUP na coordenação científica do PMS passa por:
  • Diagnóstico da situação de saúde
  • Definição de objetivos e metas
  • Definição de medidas que permitam operacionalizar a implementação do PMS
  • Identificação de parcerias regionais ou locais em função dos objetivos estabelecidos
  • Acompanhamento científico da implementação no terreno

Se necessita de mais esclarecimentos neste âmbito ou pretende discutir a realização e implementação de um PMS para a sua Autarquia, contacte-nos.

Anna Muralova Responsável pela prestação de serviços nos Planos Municipais de Saúde

anna.muralova@ispup.up.pt