O AlergiaPT pretende inspirar os portugueses com alergias a terem uma atitude mais positiva perante a vida, através de uma campanha alicerçada nas redes sociais.
Lançado oficialmente no Dia Mundial da Asma, em 2021, o projeto pretende promover a tolerância à alergia e fomentar uma nova atitude face às alergias entre os portugueses, prevenir a exacerbação das alergias graves e alertar para a importância da melhoria da qualidade do ar.
Para alcançar estes objetivos, será preparada uma estratégia de comunicação baseada nas redes sociais, com conteúdos direcionados para os vários públicos-alvo do projeto: a população geral, profissionais de saúde, farmacêuticos, escolas, sociedades científicas e associações de doentes.
Conteúdos como lives ao vivo nas redes sociais, webinars dirigidos a profissionais de saúde, assim como concursos e campanhas de sensibilização alergológica, direcionadas para a comunidade escolar, serão produzidos pela equipa do projeto, que contactará também embaixadores online para apoiarem a iniciativa.
Os objetivos gerais do AlergiaPT serão reduzir no curto prazo o impacto das doenças alérgicas, promovendo o diagnóstico e o tratamento precoces e eficazes, e a médio prazo passar do tratamento à prevenção, indo ao encontro das causas da doença alérgica.
O programa procura também dar resposta à tendência crescente no diagnóstico de doenças alérgicas. A alergia é a doença crónica mais frequente na Europa. Mais de 150 milhões de Europeus sofrem de pelo menos uma doença alérgica e estima-se que em 2025 metade da população Europeia seja afetada.
A estratégia traçada pretende colocar a saúde acima da alergia e reduzir o impacto económico e social das doenças alérgicas, através de iniciativas concretas.