MOVE24 - Dissemination, Monitoring and Surveillance of the Portuguese 24-Hour Movement Guidelines: making the whole day matter

Romeu Mendes

Investigador responsável

Investigador Doutorado Integrado

Tipo de projeto:

Nacional

Referência:

PTDC/SAU-DES/0166/2021

Instituição proponente:

Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADE/UP)

Instituições participantes:

Universidade Católica Portuguesa (UCP); COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC); Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP/UP).

Fontes de financiamento:

FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

Data de início:

01/01/2022

Data (prevista) de conclusão:

31/12/2024

Linha de investigação:

L3 - Determinantes genéticos, ambientais e comportamentais da saúde e da doença

Laboratório de investigação:

Atividade física e doenças crónicas não transmissíveis

Resumo:

Este grupo de investigação, liderado pela investigadora principal Rute Santos, começou a desenvolver as Recomendações Integradas de Atividade Física, Comportamento Sedentário e Sono nas 24h do dia para a População Portuguesa (24hMov) para os diferentes grupos etários. As 24hMov servirão de base para a futura vigilância em saúde pública e fornecerão informação prática a clínicos, investigadores e população em geral. À medida que o projeto das 24hMov avança, é vital tornar os resultados da investigação acessíveis e compreensíveis para os utilizadores finais.

Ao mesmo tempo que decorre este projeto, é necessário estabelecer um plano de tradução do conhecimento, para evitar perder oportunidades de otimizar a adoção das recomendações. Quando estes planos não são realizados em simultâneo com o desenvolvimento de recomendações, experiências anteriores mostram perdas na otimização da adoção das recomendações, desperdício de recursos intelectuais e financeiros, dificultando mudanças nos níveis de comportamentos de movimento (CompMov) da população. À medida que este projeto se desenvolve, serão necessários instrumentos de medição novos/adaptados para mensurar a adesão às recomendações e determinação de níveis de CompMov; resultados preliminares das revisões sistemáticas das 24hMov mostram que não existem instrumentos de autoresposta para avaliar os CompMov de forma integrada. Assim, é necessário desenvolver instrumentos válidos, especificamente criados para avaliar os níveis de CompMov de forma integrada, que possam ser utilizados em estudos epidemiológicos e prática clínica, em Portugal e a nível internacional.

Esta necessidade alinha com a Estratégia de Atividade Física da OMS para a Europa 2016-25, e com o Plano de Ação Global da OMS para Atividade Física 2018-2030. Estes documentos também frisam a necessidade de gerar dados sobre CompMov nas 24h, suas tendências e associações com outros resultados de saúde, que encorajem a investigação, impulsionem a ação e avaliem as políticas de saúde pública, de uma forma sistemática. Uma abordagem pragmática para recolher estes dados é através de registos públicos e de agrupamento de dados.

Este projeto de investigação é um complemento ao projeto das 24hMov em curso e visa:

• desenvolver um plano completo de tradução do conhecimento (PTC);
  • criar instrumentos de autorresposta para determinar o cumprimento das 24hMov;
  • pilotar um registo internacional de saúde pública de CompMov nas 24h.

Equipa de Investigação