Luís Ruano

Luis Ruano é neurologista no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, investigador na EPIUnit-ISPUP e professor auxiliar convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Nasceu em 1984 em Bragança. Terminou a licenciatura de Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto em 2008.

Em 2012, obteve o Mestrado em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a dissertação “A epidemiologia das ataxias e paraparésias espásticas hereditárias em Portugal”, sob orientação da Prof. Paula Coutinho e Prof. Carolina Silva.

Em 2018 conclui o Doutoramento, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com a tese “Improving the understanding of cognitive impairment: Insights from cross-sectional and longitudinal assessment”, sob orientação do Prof. Nuno Lunet, Prof. Vítor Tedim Cruz e Prof. Maria Pia Amato.

Publicou 17 artigos em jornais internacionais com revisão por pares, sendo coautor de 12 comunicações orais em conferências internacionais e 25 em conferências portuguesas.

O seu interesse científico é compreender e modificar a história natural e os determinantes da deterioração cognitiva nas diferentes doenças neurológicas, assim como melhorar a capacidade de identificar precocemente e de forma mais eficaz o défice cognitivo.

Por favor, aguarde. A atualização das publicações poderá demorar alguns segundos até estar concluída.

Livros

Capítulos de Livros