Compreender a dinâmica da gordura corporal na infância - o efeito mediador dos padrões e comportamentos alimentares

Andreia Oliveira

Investigador responsável

Investigador Doutorado Integrado

Tipo de projeto:

Nacional

Referência:

FCT/PTDC/SAU-EPI/121532/2010

Instituição proponente:

ISPUP

Instituições participantes:

Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular (UIDC/FM/UP); Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL/FADE/UP)

Fontes de financiamento:

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início:

01/05/2013

Data (prevista) de conclusão:

15/10/2015

Orçamento total:

197 426,00€

Linha de investigação:

L1- Investigação do curso de vida e envelhecimento saudável

Laboratório de investigação:

Comportamentos alimentares e obesidade infantil

Resumo:

A obesidade resulta de uma complexidade de interacções entre factores genéticos, comportamentais e sociais [1]. Apesar de aobesidade ter vindo a ser descrita como um simples estado de desequilíbrio entre a ingestão e o dispêndio energéticos, existemmecanismos relacionados com o apetite e a saciedade que podem exercer a sua influência e regular o peso corporal a longo-prazo[2]. Uma avaliação precoce das características comportamentais que conferem uma maior susceptibilidade face a um ambienteobesogénico pode ser importante para identificar crianças com características promotoras do apetite, que apresentarão uma maiorprobabilidade de desenvolver obesidade no futuro [3-6].

 

Este projecto, usando uma metodologia de natureza longitudinal, permitirá melhor compreender a influência de várias dimensões relacionadas com a alimentação (padrões de consumo, comportamentos alimentares, práticas de alimentação promovidas pelos pais) nos factores relacionados com o apetite e na gordura corporal de crianças, sob uma perspectiva de abordagem ao longo da vida. Apesar de já alguns estudos terem sido desenvolvidos sob esta temática, a maioria deles aborda cada uma das dimensõesindividualmente e sem interligação entre elas e a maioria assume um desenho de natureza transversal.

 

Este projecto propõe-se a re-avaliar crianças da coorte de nascimento Geração XXI, que incluiu prospectivamente mães e criançasdesde o seu nascimento (8666 crianças e respectivas mães foram recrutadas durante 2005-2006 em cinco maternidades de nível IIIdo Porto) e que foram re-avaliadas aos 4 anos de idade. Uma re-avaliação destas crianças aos 7 anos de idade vai permitir compreender como é que os hábitos alimentares se alteram entre a idade pré-escolar e a idade escolar e qual a sua influência nadinâmica da gordura corporal na infância. Este projecto apresenta 5 objectivos específicos: i) definir padrões alimentares em doismomentos no tempo (4 e 7 anos de idade), avaliar a sua estabilidade temporal e os seus determinantes precoces (ex. peso aonascimento, aleitamento materno, índice de massa corporal da mãe); ii) avaliar se os padrões de consumo (padrões alimentares e aestrutura das refeições) aos 4 anos de idade se associam com comportamentos alimentares relacionados com o apetite aos 7 anos de idade; iii) perceber o efeito de determinadas práticas de alimentação promovidas pelos pais (nomeadamente um maior controlo dospais sobre a alimentação dos seus filhos) aos 4 anos nos comportamentos alimentares das crianças aos 7 anos de idade; iv) estimar oefeito conjunto de padrões alimentares e de actividade física, estabelecidos aos 4 anos de idade, na gordura corporal e em factoresmetabólicos como a insulina, a leptina e os lipídeos sanguíneos aos 7 anos de idade; v) avaliar os determinantes neo-natais (ex.leptina medida no sangue do cordão umbilical) de sinalizadores de adiposidade (leptina e insulina) e da gordura corporal aos 7 anos de idade.

 

Esperamos re-avaliar um conjunto de crianças com informação simultânea para diários alimentares e composição corporal (n=3000). A existência de avaliações prévias destas crianças traz um contributo importante a este projecto, assegurando a comparabilidade dainformação e a possibilidade de realizar análises longitudinais. Diferentes dimensões dos hábitos alimentares vão ser abordadas: i)padrões alimentares (definidos por análise factorial ou análise clássica de latentes); ii) estrutura das refeições (número e intervaloentre as refeições e consumo de snacks); iii) comportamentos alimentares das crianças (avaliados por 5 sub-escalas do Children’sEating Behavior Questionnaire, desenhado para captar características relacionadas com o apetite, previamente validado e adaptado acrianças Portuguesas). Parâmetros como o peso corporal, a estatura, o perímetro da cintura e a composição corporal (massa gorda emassa livre de gordura, obtidas por bio-impedância tetrapolar) irão igualmente ser avaliados aos 7 anos de idade. Uma amostra desangue venoso em jejum será colhida às crianças, das quais se obtiver consentimento dos pais, para doseamento de glicose, insulina,leptina e lipídeos sanguíneos.

 

O cumprimento dos objectivos propostos é suportado por uma equipa de investigadores com conhecimento prévio do tópico emestudo e com larga experiência em metodologias de avaliação de estudos de coortes populacionais. O projecto pretende aindasuportar a formação de recursos humanos em aspectos técnicos e científicos e o desenvolvimento de teses de pós-graduação,publicação de artigos científicos e a apresentação dos resultados finais em congressos nacionais e internacionais para a comunidadecientífica, bem como para o público em geral através da imprensa. Este projecto permitirá também um intercâmbio de conhecimentoscom consultores externos, reconhecidos como especialistas nesta área de investigação, inclusivamente envolvidos na rede europeiade coortes de nascimento.

Equipa de investigação