Num estudo de coorte, esses indivíduos são seguidos ao longo do tempo, para descrever e compreender a evolução da sua saúde e condições de vida. Este tipo de estudos epidemiológicos são instrumentos essenciais para a investigação na área saúde pública.
Os participantes destas coortes fornecem regularmente informação através de questionários, exames médicos, ou entrevistas.
A informação obtida através dos estudos de coorte permite responder a numerosas questões científicas e é útil para o planeamento de medidas de promoção da saúde, proteção da saúde e prevenção da doença.
O ISPUP gere a organização de 10 coortes de investigação.
Avaliar os determinantes de saúde da população adulta residente na cidade do Porto
Saber maisPerceber de que forma os hábitos e os comportamentos adquiridos na adolescência se vão refletir na saúde do adulto.
Saber maisRetratar a realidade da extrema prematuridade em Portugal
Saber maisAjudar a construir um quadro mais claro da epidemia do VIH e Sida nos utilizadores de drogas
Saber maisEstudar o declínio cognitivo relacionado com o cancro da próstata e os seus tratamentos
Saber maisEstudar os fatores de risco, a distribuição dos subtipos de cancro da mama, os tratamentos disponíveis e os números relativos à sobrevivência da doença em Moçambique
Saber maisÊnfase no estudo de gémeos. Avaliar o modo como a interação entre a genética e o ambiente influencia o desenvolvimento das crianças e a ocorrência de doenças.
Saber maisConhecer a dinâmica da infeção VIH e a adesão aos comportamentos de prevenção nos Homens que têm Sexo com Homens
Saber mais