Geração XXI

Henrique Barros

Coordenação:

A coorte Geração XXI acompanha, desde 2005, 8647 participantes que nasceram nas maternidades públicas da Área Metropolitana do Porto.

Foi criada com o intuito de caracterizar o desenvolvimento pré-natal e pós-natal, identificando os seus determinantes, no sentido de melhor perceber o estado de saúde na infância, na adolescência e na idade adulta. 

Partindo de uma avaliação inicial ao nascimento, os participantes foram sendo avaliados aos 6,15 e 24 meses, e aos 4, 7, 10 e 13 anos de idade.

Ao longo destes anos de acompanhamento foram sendo feitos exames como a antropometria, medição da pressão arterial, colheita de sangue e bioimpedância. Para além disso, exames mais específicos como eletrocardiograma, espirometria, avaliação do estado pubertário e avaliação cognitiva, têm vindo a fazer parte do leque de parâmetros avaliados.

A Geração XXI serve de base a um vasto conjunto de trabalhos de investigação científica, em áreas como a saúde perinatal e pediátrica, obesidade e saúde metabólica, estilos de vida, saúde cardiovascular, saúde músculo-esquelética, entre outras.

Para além de produzir evidência científica sobre os mecanismos que originam doença, a Geração XXI desempenha um importante papel no planeamento de estratégias de intervenção em saúde. 

Publicações

Resultados em destaque

Contactos

Cátia Ferreira
Apoio à Investigação - Geração XXI

catia.ferreira@ispup.up.pt