BiTwin

Elisabete Ramos

Coordenação:

BiTwin é a primeira coorte em Portugal e uma das primeiras a nível mundial focado no estudo de gémeos. Para isso recrutou e pretende acompanhar uma amostra de recém-nascidos gémeos e uma de não gémeos. 

A coorte, iniciada em 2017, no âmbito do projeto europeu HEALS – Health and Environmentwide Associations based on Large Population Surveys., pretende compreender qual a influência do expossoma – conceito que descreve todas as influências ambientais a que se está exposto ao longo da vida – sobre a saúde. 

Tais influências incluem a exposição a agentes do meio ambiente, a alimentação, os estilos de vida, as interações sociais, os processos endógenos que começam logo no momento da gestação (in útero) e a saúde dos pais no momento da conceção.

Especificamente, o estudo BiTwin visa compreender qual o impacto do expossoma na ocorrência de doenças metabólicas, respiratórias (como a asma), alérgicas e no desenvolvimento neuronal das crianças.

O foco nos gémeos, indivíduos que partilham as mesmas exposições até ao final da gravidez, mas ao longo da vida vão tendo cada vez mais experiências diferentes, permite compreender melhor em que medida as exposições em diferentes períodos da vida são relevantes para um desenvolvimento saudável e para a ocorrência de doença. O estudo inclui recém-nascidos não gémeos, para se poder estabelecer uma comparação.

Integram a coorte 725 famílias, 246 com nascimentos gemelares e 479 famílias com nascimentos de feto único. Participam no estudo 974 crianças (495 resultantes de nascimentos de gravidez múltipla e 479 de gravidez de feto único), nascidas no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), Centro Hospitalar de S. João, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho e Hospital Pedro Hispano.

As crianças foram avaliadas no momento do recrutamento e aos 4, 8 e 12 meses de idade. A informação disponível foi obtida através de questionários e formulários estruturados e da colheita de amostras biológicas.

Publicações

2020
Gabriel MF , Felgueiras F , Batista R , Ribeiro C , Ramos, E , Mourão Z, de Oliveira Fernandes E

Environ Res, 2020 Nov 13;110477. doi: 10.1016/j.envres.2020.110477. Online ahead of print.

2019
Gabriel MF , Felgueiras F , Fernandes M , Ribeiro C , Ramos, E , Mourão Z, de Oliveira Fernandes E

Environ Res, 2019 Nov 28;182:108966. doi: 10.1016/j.envres.2019.108966. [Epub ahead of print]