ISPUP marca presença na primeira Summer School do projeto ToxLearn4EU

A investigadora do ISPUP, Carla Costa, marcou presença na primeira Summer School do projeto europeu “Toxicology Innovative Learning For Europe” (ToxLearn4EU), dirigida a estudantes de pós-graduação, que se realizou entre os dias 3 e 14 julho, em Zagreb (Croácia). A investigadora participou no evento enquanto docente na área da citometria de fluxo e da sua utilização na avaliação da genotoxicidade que resulta da exposição humana a diferentes agentes físicos ou químicos.

As novas abordagens na Toxicologia Ambiental foram o tema desta Summer School promovida pelo Instituto para a Investigação Médica e Saúde Ocupacional da Croácia (IMI – Institute for Medical Research and Occupational Health), que incluiu sessões teóricas em diferentes tópicos, duas visitas de estudo e diversos grupos de discussão e reuniu 31 estudantes europeus (9 países) e 26 docentes de 13 instituições europeias (11 países).

Participaram também nesta Summer School, com apoio financeiro do projeto ToxLearn4EU, Georges Hatem, aluno de doutoramento do Programa Doutoral em Saúde Pública e Ana Margarida Faria, bolseira do projeto ECD(Mind)2. Ambos consideram que “esta participação foi importante não só para expandir os conhecimentos na área da Toxicologia, mas também para fomentar novas colaborações internacionais, estimular o pensamento crítico, e impulsionar o crescimento pessoal e académico”.

O doutorando Georges Hatem recebeu ainda, com voto unânime, a distinção de melhor apresentação oral, na fase final de avaliação dos estudantes, com uma análise de potenciais riscos ambientais de um caso de estudo (problem-based learning).

Ao longo dos próximos meses, e ainda no âmbito do tópico da citometria de fluxo e da sua utilização na avaliação da genotoxicidade que resulta da exposição humana a diferentes agentes físicos ou químicos, serão desenvolvidos novos conteúdos educativos, na forma de um curso interativo que virá a ser disponibilizado online e com acesso livre.