Investigadores do ISPUP procuram voluntários para estudo sobre Tuberculose

Uma equipa de investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), coordenada pela investigadora e pneumologista, Raquel Duarte, desenvolveu um estudo que pretende avaliar quais os fatores que atrasam o diagnóstico após início de sintomas de tuberculose. Participe aqui.

A tuberculose (TB) continua a ser um desafio global de saúde pública e o diagnóstico tardio é um dos principais obstáculos para o controlo eficaz desta doença. Assim, compreender os fatores que contribuem para o atraso no diagnóstico é crucial para melhorar a deteção precoce e o tratamento da TB.

Neste sentido, uma equipa de investigadores do ISPUP desenvolveu um estudo que procurará conhecer os fatores que contribuem para o atraso na procura dos cuidados de saúde após início de sintomas de TB e os mecanismos de atuação dos profissionais destes cuidados de saúde. O estudo visará ainda:

• Documentar os desafios que os doentes encontram no acesso aos cuidados e os fatores individuais e de contexto que contribuem consequentemente para o atraso;
  • Conhecer os atores facilitadores da procura de cuidados de saúde nessas populações;
  • Elaborar de recomendações interventivas para a redução do atraso do diagnóstico e tratamento da TB;
  • Apontar evidências para o sucesso (ou falha) dos circuitos em vigor e destacar as áreas negligenciadas que exigem ação futura, fundamentando a eventual necessidade de mudanças políticas e intervenções pragmáticas.

Recorrendo a entrevistas, questionários e grupos focais os investigadores pretende, além de conhecer as perceções dos participantes acerca dos fatores determinantes para o atraso no diagnóstico da tuberculose, ouvir eventuais estratégias de resolução que estes queiram sugerir.

Para este estudo serão entrevistadas pessoas com TB, profissionais de saúde e profissionais integrados em equipas de proximidade, que aceitem participar de forma voluntária.

Com os resultados obtidos os investigadores irão propor medida interventivas para melhorar a resposta integrada à tuberculose, mantendo-a centrada na pessoa e moldando-a de acordo com as recomendações feitas pelos agentes comunitários afetados ou envolvidos nesta temática.

Assim, se é adulto e foi diagnosticado com tuberculose nos últimos 6 meses, se é profissional de saúde, profissional integrado em equipa de proximidade ou conhece alguém que se enquadre nestes critérios e esteja disponível para participar neste estudo, preencha os seus dados aqui para ser contactado pela equipa de investigação. O seu contributo é muito importante!