Projeto UNITE4TB testa novas abordagens para o tratamento da Tuberculose

O projeto UNITE4TB – que o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integra desde 2021 – acaba de iniciar um novo ensaio clínico que irá testar 14 combinações de nove medicamentos existentes, bem como dois medicamentos candidatos recentemente desenvolvidos, de modo a “acelerar o desenvolvimento de soluções terapêuticas para a tuberculose sensível e multirresistente, respondendo assim a uma necessidade sentida nesta área do conhecimento”, explica Raquel Duarte, investigadora no ISPUP.

Na Cidade do Cabo, em África do Sul, um dos locais de ensaio onde deu entrada o primeiro participante, o UNITE4TB irá testar vários regimes de medicamentos e durações de tratamento, com o objetivo de encontrar uma solução terapêutica para pessoas com TB multirresistente que ofereça os melhores resultados no mais curto período de tempo.

De acordo com a Dra. Wandini Lutchmun do Hospital Universitário LMU de Munique, na Alemanha, isto poderá “revolucionar a forma como o desenvolvimento de medicamentos para a TB é feito”. O Prof. Martin Boeree, coordenador do projeto UNITE4TB do Centro Médico da Universidade de Radboud, acrescenta ainda que “A nossa parceria público-privada estabelece um novo padrão. Se for bem sucedida, o nosso trabalho proporcionará um novo regime de tratamento de duração mais curta que poderá ser utilizado para combater todos os tipos de tuberculose”.

Note-se que a tuberculose multirresistente é considerada um desafio de saúde pública, uma vez que é resistente a pelo menos dois medicamentos antituberculosos que são cruciais para o seu tratamento – a Isoniazida e a Rifampicina. A falta de opções terapêuticas compromete o controlo da doença e a cura de pessoas com tuberculose, dificultando a interrupção da cadeia de transmissão.

O ISPUP é um dos parceiros do UNITE4TB, um projeto europeu que vai aplicar 185 milhões de euros no desenvolvimento de novas soluções para o tratamento da tuberculose.

Sobre o projeto UNITE4TB

O UNITE4TB, iniciado em julho de 2021, é a maior parceria público-privada para o desenvolvimento de medicamentos contra a tuberculose da União Europeia. No âmbito do quadro estabelecido pela Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores (IMI), o projeto tem por objetivo desenvolver um novo sistema para o ensaio de medicamentos contra a TB em ensaios clínicos de fase II. O UNITE4TB irá atualizar a metodologia atual dos ensaios clínicos e melhorar a eficiência com que os novos regimes são administrados.  É um projeto apoiado pelo programa da Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores (IMI), uma parceria entre a União Europeia e a indústria farmacêutica europeia.

Sob a orientação da investigadora e médica pneumologista Raquel Duarte, o ISPUP é corresponsável por liderar as atividades de “implementação, divulgação e comunicação” do projeto, contando com a colaboração de Mariana Vieira, João Pedro Ramos e Pedro Barbosa, colaboradores no ISPUP. O seu grupo de trabalho desenvolve-se em estreita colaboração com todos os seus parceiros, de forma a alcançar o público em geral, pessoas com e afetadas por TB, comunidades, profissionais de saúde e outros grupos relevantes. Segundo Raquel Duarte, “o ISPUP assume um papel de relevo no consórcio, enquanto responsável pela área da divulgação e comunicação, ajudando a levar o conhecimento produzido aos vários parceiros do projeto e à comunidade”.

Integram o consórcio 30 instituições de 13 países da União Europeia, entre as quais se incluem instituições académicas, pequenas e médias empresas, organizações públicas e farmacêuticas.