ISPUP promove inquérito internacional sobre saúde sexual para Homens que têm Sexo com Homens

O EMIS 2024 é o maior inquérito internacional dirigido a homens que têm sexo com homens (HSH) e, este ano, dirige-se também, pela primeira vez, a mulheres trans e pessoas não-binárias.

O European MSM Internet Survey (EMIS) é um inquérito online e anónimo que circula em vários países europeus e em vários idiomas, destinado a todos os gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens. O EMIS é um projeto que resulta do trabalho conjunto de parceiros comunitários, académicos e governamentais espalhados por toda Europa e tem como principal objetivo informar intervenções de saúde sexual para HSH.

Este inquérito já teve edições passadas, em 2010 e 2017, com financiamento central do Programa de Saúde da União Europeia.

Neste ano de 2024, está a decorrer uma nova recolha de dados para a qual é pedida a colaboração de todos os homens, mulheres trans ou pessoas não binárias que se sintam sexualmente atraídas por homens.

Em Portugal, a coordenação do EMIS está a cargo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), pelo Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT Portugal) e pela Direção-Geral da Saúde.

Responde ao inquérito EMIS 2024 aqui.