Investigador do ISPUP vence Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto

Milton Severo, investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e docente da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), foi o vencedor do Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto 2019, por um trabalho, na área da educação médica, que procurou uniformizar a avaliação de uma unidade curricular da FMUP, através da implementação de exames clínicos objetivos estruturados.

O prémio foi entregue, no passado dia 22 de março, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Dia da Universidade do Porto, à equipa responsável pela dinamização do projeto, e à qual Milton Severo pertence.

Designado “Implementação de exames clínicos objetivos estruturados (Objective Structured Clinical Examination) na transição para o ensino clínico: o desafio da inovação num contexto tradicional, rumo à excelência pedagógica”, o trabalho foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Propedêutica Médica do Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da FMUP.

“Nesta disciplina, existiam muitas queixas ao nível da avaliação, porque esta não era uniformizada. A nossa equipa procurou criar um modelo que reduzisse a subjetividade da avaliação clássica e a variabilidade inerente na atribuição das classificações”, explica o investigador.

Introduziu-se, pela primeira vez, um modelo de avaliação em que os estudantes são avaliados pela realização de história clínica e exame objetivo em pacientes-treinados (atores contratados), sendo classificados por múltiplos avaliadores, de acordo com critérios estruturados. “Procurámos introduzir um método de avaliação mais justo que reduzisse a subjetividade da avaliação. Os estudantes são agora expostos aos mesmos casos clínicos para efeitos de avaliação sumativa e pontuados de acordo com o mesmo instrumento”, concretiza Milton Severo.

Implementado no ano letivo 2018-2019, o modelo conseguiu conquistar os alunos. “Os estudantes ficaram claramente mais satisfeitos com este tipo de avaliação, em comparação com a que existia anteriormente. Pensamos que este aspeto é relevante, porque os alunos sabem que terão uma classificação justa e que, portanto, compensa estudar. A máxima ‘Assessment drives Learning’ (A avaliação guia a aprendizagem) aplica-se aqui”, refere.

A equipa, composta por Pedro Grilo Diogo, João Sérgio Neves, José Gerardo Oliveira, Maria Amélia Ferreira e Milton Severo, pretende estender este modelo a outras unidades curriculares da FMUP.

No ano de 2003, a U.Porto deu início ao projeto-piloto E-learning@UP e em 2012, o Prémio Excelência e-learning U.Porto evoluiu para o Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto com o propósito de distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais.

Sobre Milton Severo:

Milton Severo é investigador na Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e Diretor da unidade de Métricas da Saúde do ISPUP. É Professor Auxiliar Convidado, Bioestatístico, Psicometrista e Investigador Sénior no Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica da FMUP, onde é responsável pelo Gabinete de Meta-Avaliação. Esta é a terceira vez que arrecada o prémio de Excelência da U.Porto.