ISPUP integra projeto europeu para promover a saúde mental e física dos trabalhadores

Promover a saúde mental e física positiva num ambiente de trabalho em mudança é o grande objetivo do PROSPERH, um projeto europeu que o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integra desde 2023. O ISPUP será responsável pela criação de um “portal abrangente com ferramentas e apoios, destinado a empresas e trabalhadores, com o objetivo de transformar os espaços de trabalho em ambientes promotores de saúde”.

Os locais de trabalho têm enfrentado mudanças rápidas nos últimos anos, impulsionadas pelas transições digitais e ecológicas (“twin transition”) e pela pandemia de COVID-19. Surgiram novas formas de trabalho e de gestão de ambientes laborais, que podem afetar a saúde física e mental dos trabalhadores de maneiras novas, positivas e negativas. Os locais de trabalho podem ser ambientes promotores de saúde, mas as formas de o alcançar, na prática, precisam de ser exploradas.

Para transformar os locais de trabalho em ambientes promotores de saúde, empresas e trabalhadores necessitam de ferramentas e recursos que aumentem a consciência, promovam a saúde mental, apoiem a autogestão e indiquem caminhos de referenciação. Para melhorar a saúde dos trabalhadores, os decisores políticos precisam de tomar contacto com a evidência mais recente sobre locais de trabalho saudáveis, bem como de aconselhamento sobre como os governos e outros intervenientes relevantes podem criar um ambiente favorável à mudança. Estas necessidades estão no centro do programa de trabalhos do projeto PROSPERH, financiado pelo programa Horizonte Europa da União Europeia (UE), lançado em janeiro de 2024.

O PROSPERH conta com um consórcio internacional de 21 parceiros de 19 países que trabalharão juntos para desenvolver e validar a intervenção multínivel PROSPERH, veiculada por meio do portal PROSPERH. A intervenção terá como alvo aspetos organizacionais (trabalho), de pares e individuais (trabalhador), com três componentes focados na promoção da saúde, auto-monitorização e autogestão online, e o encaminhamento para cuidados de saúde ou coaching.

O desenvolvimento da intervenção será baseado no conhecimento e nas ferramentas existentes, desenvolvidos pelo consórcio em projetos anteriores financiados pela UE (MENTUPPhttps://www.mentuppproject.eu/; iFightDepressionhttps://ifightdepression.com/). O projeto concentrar-se-á em três setores-chave que enfrentam mudanças significativas, com grandes desafios para saúde física e mental dos trabalhadores (teletrabalho e trabalho móvel baseado em TIC, saúde e construção).

Uma vez desenvolvida, a intervenção será testada na Albânia, Austrália, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Irlanda, Kosovo, Países Baixos, Portugal, Espanha e Turquia. Os principais resultados do projeto incluirão diretrizes e recomendações de políticas, bem como um plano de intervenção que será disponibilizado gratuitamente às empresas no Portal PROSPERH.

O ISPUP desempenhará duas missões: a produção de um Portal de serviços para uso por funcionários, gestores, recursos humanos das organizações, e saúde ocupacional, em colaboração estreita com outro parceiro português, a INNOVAGENCY, e a implementação das novas intervenções em empresas portuguesas. Ricardo Gusmão, psiquiatra e investigador do ISPUP, reponsável pelo laboratório “Literacia em saúde mental, bem-estar, depressão e prevenção do suicídio” e co-líder do PROSPERH esclarece que:

“A nossa missão é lançar um Portal abrangente com ferramentas e apoios, adaptados aos nossos setores-alvo, que ajudará a transformar os locais de trabalho em rápida evolução, em ambientes promotores da saúde”.

A equipa do PROSPERH, no ISPUP, conta ainda com a participação dos investigadores Henrique Barros, Raquel Lucas, Virgínia da Conceição e Pedro Norton.

O PROSPERH é liderado, internacionalmente, pela Professora Ella Arensman, Diretora da UCC School of Public Health, docente de Saúde Mental Pública e Cientista-Chefe na National Suicide Research Foundation, com a co-liderança da Dra. Eve Griffin, Diretora Executiva da National Suicide Research Foundation.

A Prof. Ella Arensman afirma que “o ambiente de trabalho e a própria natureza do trabalho são influências importantes na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. Ao celebrarmos o Dia do Trabalhador de 2024, empenhemo-nos na construção de um futuro melhor para todos os trabalhadores, dando prioridade à saúde mental e física, ao bem-estar e ao diálogo sobre a saúde mental e física no trabalho.”

Saiba mais sobre o projeto PROSPERH, os parceiros do consórcio e a pesquisa relacionada: https://prosperh.eu/