ISPUP publica e-book no dia da Segurança dos Alimentos

Hoje, dia 7 de junho, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) associa-se à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e à Organização Mundial da Saúde (OMS) nas comemorações do Dia da Segurança dos Alimentos.

Nos últimos anos, o ISPUP tem conduzido diversos projetos de investigação com o objetivo de melhorar a segurança da alimentação na população portuguesa.

Assim, este ano, apresentamos-lhe algumas dicas para tornar a sua alimentação mais segura, a partir dos dados do projeto FOCACCia.

O projeto FOCACCia (2018-2021) avaliou a exposição da população portuguesa a aditivos, a contaminantes associados ao processamento térmico dos alimentos e a contaminantes presentes nas embalagens ou outros materiais que entram em contacto com os alimentos, a partir dos dados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF 2015-2016).

Este projeto avaliou também a influência destes aditivos e contaminantes alimentares na saúde cardiometabólica e na função cognitiva dos portugueses, desde a infância até à adolescência, usando dados da coorte Geração 21.

A pensar no consumidor e em todos os profissionais de saúde, a equipa de investigação do projeto FOCACCia, em parceria com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), aproveita as comemorações do Dia da Segurança dos Alimentos para lançar um folheto e um e-book com os principais resultados deste projeto e mensagens práticas para serem utilizadas no dia a dia.

Download do folheto

Download do e-book

Reforçamos que o consumo de alimentos não seguros é um problema de Saúde Pública e que a segurança alimentar é da responsabilidade de todos, tornando-se assim fundamental a colaboração conjunta de investigadores, governantes, produtores, indústria, e consumidores na resolução deste problema.

Estes manuais foram desenvolvidos sob a execução científica do projeto financiado pelo FEDER do Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – FCT: “FOCACCIa: Exposição a aditivos alimentares e a contaminantes resultantes do processamento e embalagem de alimentos: definir padrões e os seus efeitos na adiposidade e na função cognitiva da infância à adolescência” PTDC/SAU-PUB/31949/2017 (POCI-01-0145-FEDER-031949).

Para informações adicionais sobre o Dia da Segurança dos Alimentos, pode consultar a página que a OMS criou para o efeito, bem como a página da FAO.