O ITR lançou uma call com o objetivo de estimular a cooperação entre investigadores das três unidades que o integram – EPIUnit, UMIB e CIAFEL. Os três projetos de investigação vencedores já arrancaram e deverão estar concluídos em outubro de 2024.
O Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), coordenado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu, em junho de 2023, uma call para o financiamento de projetos inter-unidades. Estes projetos financiados pelas três unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) que integram o ITR – EPIUnit, UMIB e CIAFEL têm como objetivo estimular a investigação multidisciplinar, baseada na cooperação entre investigadores das três unidades.
Sob a premissa de que cada projeto candidato deveria incluir um investigador principal e um co-responsável de diferentes unidades de I&D, promoveu-se a construção de projetos colaborativos e integradores, abrangendo diversas áreas de conhecimento.
As candidaturas submetidas entre julho e setembro deste ano foram avaliadas por um júri composto por seis elementos: Aluísio Barros, da Universidade Federal de Pelotas, Fernando Rodríguez Artalejo, da Universidade Autónoma de Madrid, José Manuel Oliveira, da Faculdade de Desporto da U. Porto, José Carlos Ribeiro, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Marco Alves, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – U. Porto e Mariana Monteiro, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – U. Porto. A avaliação baseou-se nos critérios: originalidade, relevância científica, metodologia, resultados esperados e indicadores de sucesso e contribuição para políticas públicas.
Desta forma e considerando o objetivo de premiar o melhor projeto submetido por cada unidade de I&D, foram financiados três projetos de investigação, no valor de 20 000€ atribuídos a cada um deles: ChronoWise, (coordenação EPIUnit e co-coordenação UMIB), DEMGUTS, (coordenação UMIB e co-coordenação CIAFEL) e MOVE-AIR, (coordenação CIAFEL e co-coordenação EPIUnit).
Os projetos vencedores terão a duração máxima de 12 meses, estando prevista a sua conclusão em outubro de 2024.
Conheça os três projetos vencedores
ChronoWise – Weight loss in patients with severe obesIty after bariatric SurgEry –The potential role of the chrono-nutrition, chronotype and the circadian misalignment
Sofia Vilela (EPIUnit) e Jorge Santos (UMIB) são os responsáveis pelo projeto ChronoWise, que tem como objetivo avaliar o papel da crononutrição (i.e., os horários das refeições), do cronótipo (i.e., a tendência para ser mais matutino ou vespertino) e do jetlag social (i.e., o desalinhamento entre o relógio biológico e o horário social) na trajetória de perda de peso de uma coorte de pacientes que vivem com obesidade mórbida submetidos a cirurgia bariátrica. Neste sentido, uma equipa multidisciplinar composta por profissionais de saúde clínicos e epidemiologistas especialistas em nutrição, cronobiologia, atividade física, obesidade e cirurgia bariátrica irá avaliar um grupo de pacientes do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), no Porto, elegíveis para cirurgia bariátrica entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024.
Através do estudo das interações entre o cronótipo e o jetlag social de um indivíduo e a crononutrição no contexto da cirurgia bariátrica, esta investigação tem potencial para adaptar intervenções nutricionais personalizadas com base nas preferências e no alinhamento circadiano individual, podendo fornecer conhecimentos de elevada relevância para a otimização do processo de perda de peso.
DEMGUTS – Unravelling the impact of Distinct Exercise Modalities on GUT microbiome and gut-derived metabolites in Sarcopenic older adults
O projeto DEMGUTS, coordenado pelos investigadores Paulo Pinho e Costa (UMIB) e Liliana C. Baptista (CIAFEL) visa a criação de uma linha de investigação consecutiva com o objetivo de explorar o impacto de diferentes programas de exercícios na composição da microbiota e dos metabólitos derivados do intestino em idosos sarcopénicos.
As diretrizes atuais para o tratamento da sarcopenia já destacam o papel do exercício físico, particularmente do treino resistido, na prevenção de consequências adversas da sarcopenia para a saúde. No entanto, os efeitos do treino na composição da microbiota e dos metabólitos derivados do intestino de pacientes com sarcopenia ainda não são claros e a evidência existente provém, essencialmente, de estudos observacionais. Neste sentido, o projeto DEMGUTS propõe esta investigação também com o objetivo de preencher uma lacuna existente na literatura sobre esta temática.
MOVE-AIR: Movement behaviours, air pollution and health in school-aged children: a cross-sectional study to guide the co-creation of healthier environments
O projeto MOVE-AIR, do qual são responsáveis as investigadoras Clarice Martins (CIAFEL) e Ana Isabel Ribeiro (EPIUnit) foi desenhado com o objetivo de explorar a influência dos comportamentos de movimento (atividade física, comportamento sedentário e sono) nas associações entre os poluentes do ar e as suas consequências para a saúde em crianças portuguesas. O projeto pretende também caracterizar os ambientes (interior e exterior) em que as crianças estão expostas à poluição atmosférica e co-criar soluções para mitigar essa exposição, no dia a dia.
As crianças são particularmente suscetíveis aos efeitos nocivos da poluição atmosférica. Considerando que a maioria das crianças vive em ambientes urbanos, marcados por níveis elevados de poluição, é fundamental, por um lado, investigar como esta afeta os comportamentos de movimento das crianças e, por outro lado, perceber se esses comportamentos podem influenciar a ligação entre a poluição atmosférica e a sua saúde.