Participação pública em saúde

Cláudia de Freitas

Coordenação:

Investigador Doutorado Integrado
A participação dos cidadãos em processos de consulta e de tomada de decisão no campo da saúde tem sido alvo de uma crescente expansão, estendendo-se à investigação epidemiológica e biomédica, ao desenvolvimento de serviços e ao desenho de políticas.

Simultaneamente, a participação pública em saúde depara-se com múltiplos e persistentes desafios, incluindo constrangimentos na alocação de recursos, desigualdades na representação dos diferentes grupos sociais e a intermitência dos processos de avaliação.

O Laboratório de Investigação Participação pública em saúde (PPI-H) tem por objetivo promover maior equidade na participação pública fomentando investigação e inovação inclusivas. Visa ainda reforçar a base de evidência científica necessária para o desenvolvimento de serviços e políticas centradas nos cidadãos. Nesse sentido, é dado enfoque à coprodução de conhecimento com grupos que tendem a encontrar-se menos representados em processos de tomada de decisão, assim como a uma abordagem colaborativa e unificadora dos contributos dos demais atores no campo das políticas, cuidados e investigação em saúde.

Entre os seus objetivos específicos inclui-se o estudo das perspetivas, valores, necessidades e atitudes de diversos grupos face à sua participação na investigação biomédica, na personalização do cuidado e na governação de dados em saúde.

O Laboratório PPI-H propõem-se realizar investigação com relevância científica e social, priveligiando uma abordagem participativa com recurso a metodologias mistas na qual o envolvimento de organizações comunitárias, investigadores, profissionais e decisores políticos é considerado essencial para a translação do conhecimento em intervenções e políticas públicas.

Equipa que integra o Lab

Projetos

Notícias relacionadas