Catarina Carvalho é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, mestre em Tecnologia e Ciência Alimentar pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho/Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutorada em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Desde 2018, tem integrado a equipa de vários projetos nacionais e internacionais, incluindo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF 2015-2016), e vários projetos financiados pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos – EFSA – (ERA EU-Menu, Risk-Benefit4EU, DOSE). Em 2019, recebeu uma bolsa de doutoramento individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o projeto Public Health Risk-Benefit Assessment of Foods: a comprehensive approach integrating health and sustainability (SFRH/BD/146078/2019).
Em 2024, colaborou como consultora científica na Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos – EFSA.
Atualmente é Investigadora Júnior do projeto CONNECTION – Co-criação de intervenções comunitárias na área da alimentação e da atividade física para incrementar a equidade em saúde de crianças e adolescentes e docente convidada da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
As suas áreas de interesse em investigação relacionam-se com a avaliação da ingestão alimentar e nutricional, avaliação de risco-benefício associada ao consumo de alimentos e sustentabilidade ambiental da dieta.
Catarina integra a equipa do laboratório Alimentação, consumo e sustentabilidade do ITR.