Catarina Samorinha é doutorada em Saúde Pública (2016) pela Universidade do Porto e licenciada (2006) e mestre em Psicologia (2010) pela Universidade do Minho.
Atualmente é Investigadora Auxiliar no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), no projeto JAPreventNCD – Joint Action Prevent Non-Communicable Diseases, cofinanciado pela Comissão Europeia através do Programa EU pela Saúde, que tem como principal objetivo apoiar estratégias e políticas desenhadas para reduzir a carga global do cancro e outras doenças não transmissíveis.
Desde o início do seu percurso desenvolveu investigação relacionada com a promoção da saúde na comunidade, em áreas como a prevenção do consumo de tabaco e da diabetes, e promoção da saúde mental e reprodutiva, utilizando metodologias mistas. Foi investigadora em vários projetos nacionais e internacionais financiados e, entre 2020 e 2024, desenvolveu investigação na Universidade de Sharjah (Emirados Árabes Unidos), com foco na melhoria dos cuidados de saúde.
Membro do Laboratório Adversidade Social e Desigualdades em Saúde, do ITR – Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional, os seus interesses de investigação centram-se na criação de ambientes promotores de saúde, quer ao nível da intervenção nos fatores de risco para a doença e seus determinantes sociais, quer na promoção de cuidados e políticas de saúde mais eficazes.