Magda Fonseca, natural do Porto, é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (1999-2005), mestre em Biotecnologia Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (2016-2018) e, desde 2021, estudante do Programa Doutoral em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Após 10 anos de atividade como farmacêutica comunitária, que a ajudou a solidificar a vontade de contribuir para a melhoria da saúde das pessoas, decidiu cumprir este objetivo através da sua verdadeira paixão que é a investigação científica, já iniciada durante a licenciatura. Até ao momento atual, participou em projetos de investigação variados, desde os mais relacionados com a investigação bioquímica básica até aos mais associados à investigação aplicada, nomeadamente na área das nanotecnologias aplicadas no cancro, dos quais resultaram publicações e comunicações científicas.
Desde 2020, integra, de forma voluntária, a Direção da SPEM (Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla) onde exerce funções relacionadas com a investigação e inovação, organização de eventos de empreendedorismo e supervisão de estágios de estudantes internacionais. Tem tido experiência, igualmente, na área da Comunicação em Saúde, através da produção de conteúdo científico para plataformas digitais de laboratórios da indústria farmacêutica. Tem participado, igualmente, em programas de empreendedorismo e inovação na área da saúde digital, desde 2016, cujas aprendizagens tenta sempre colocar em prática nos projetos aos quais se dedica.
No âmbito da tese de Doutoramento, irá integrar o Laboratório “Défice cognitivo associado a doenças do sistema nervoso”, num projeto focado na saúde digital na área da demência inicial, sob a orientação do investigador doutorado integrado Luís Ruano e a co-orientação da investigadora doutorada integrada Natália Araújo.